Mossoró/RN, 19 de Junho de 2021

Camelôs fazem protesto na Câmara e querem audiência com prefeita

Dezenas de camelôs realizaram protesto na manhã de hoje em Mossoró. Eles se concentraram em frente à Câmara Municipal e depois ocuparam galerias da Casa.

Os comerciantes estão preocupados com a recomendação do Ministério Público Estadual para que a Prefeitura de Mossoró apresenta um plano de desocupação da praça do Mercado Público Central e algumas calçadas num prazo de 90 dias.

Além de pedir o apoio dos vereadores, os camelôs querem uma audiência com a prefeita Rosalba Ciarlini.

Representando a categoria, Givanildo das Chagas usou a tribuna do Plenário e expôs preocupação com o prazo estabelecido. “A preocupação é que a gente seja retirado de onde a gente está, sem um lugar adequado para trabalhar”, disse.

Como encaminhamento, os vereadores definiram, em acordo com comerciantes presentes, agendamento de audiência no Ministério Público para tentar flexibilizar a situação, com presença de vereadores, Prefeitura de Mossoró e comerciantes informais.

“Já autorizamos a expedição de ofício, solicitando a audiência”, informou a presidente da Câmara, Izabel Montenegro (MDB), ao considerar mais produtiva audiência no MP, já que é o autor da recomendação. “Esperamos que a Promotoria seja sensível a esse encaminhamento”, completou.

Em nota, a Prefeitura de Mossoró disse que “não há intenção de retirada dos ambulantes e sim de adequação, garantindo o direito das pessoas que ali tiram o seu sustento e também atendendo as determinações judiciais sobre acessibilidade e livre tráfego no Centro”.

Postado em 16 de abril de 2019