Mossoró/RN, 24 de Junho de 2021

Tarifa de energia elétrica vai subir 5,03% para consumidores residenciais do RN

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou hoje (16/4), durante reunião pública ordinária de diretoria, reajuste nas tarifas dos consumidores da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern). A concessionária atende 1,4 milhão de unidades consumidoras localizadas em 167 municípios do Estado do Rio Grande do Norte. Os novos índices entram em vigor a partir de 22/4/19.

Os consumidores residenciais terão o maior reajuste, de 5,03%. Os outros índices definidos foram: 5,48% para baixa tensão e 2,81% para alta tensão (indústrias). O reajuste médio no Rio Grande do Norte é de 4,73%.

Segundo a Aneel, ao calcular o reajuste, conforme estabelecido no contrato de concessão, a Agência considera a variação de custos associados à prestação do serviço. O cálculo leva em conta a aquisição e a transmissão de energia elétrica, bem como os encargos setoriais. O presente processo tarifário foi impactado pelos custos de aquisição de energia e componentes financeiros referentes a compra de energia e risco hidrológico.

Postado em 16 de abril de 2019