Mossoró/RN, 28 de Novembro de 2021

Sindicato denuncia aparelhamento de Conselho Municipal pela Secretaria de Educação

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (Sindiserpum) está denunciando o aparelhamento do Conselho Municipal de Educação pela gestão da prefeita Rosalba Ciarlini.

Segundo a presidente do Sindiserpum, Marleide Cunha, a nova composição do Conselho é formada em sua maioria por indicação direta da Secretaria Municipal de Educação. “É triste ver o Conselho Municipal de Educação sendo uma ampliação da Gestão. A nova composição tem em sua maioria (60%) indicação direta da Secretaria de Educação. E ainda tem a influência indireta na indicação dos outros segmentos, com poucas exceções”, critica a sindicalista.

Marleide Cunha denuncia ainda que os representantes dos professores no Conselho não foram eleitos por seus colegas. “Por que as outras instituições receberam ofícios recomendando a recondução dos conselheiros e só os representantes dos professores não tiveram essa “oportunidade”?”, questiona, acrescentando que “é lamentável que o Conselho Municipal de Educação não tenha no seu alicerce o princípio democrático”.

A nova composição do Conselho e a escolha da sua diretoria foi definida no último dia 29 de abril. Antônia Rilzonete de Castro Batista continua na presidência para o biênio 2018/2019, com Francisca de Fátima Araújo, como vice presidente, e Rosiley dos Santos Vieira Alfredo, como secretária.

Postado em 2 de maio de 2019