Mossoró/RN, 20 de Setembro de 2021

POR QUE QUE LULA FOI LEMBRADO NOS ATOS EM DEFESA DA EDUCAÇÃO?

Nas manifestações populares de protestos ocorridas nas ruas de todo o país nos meses abril e maio, em defesa da educação testemunhamos o nome do ex presidente Lula estampado em faixas, cartazes, camisetas e no grito dos manifestantes. O fato em si nos provoca um questionamento: Por que Lula foi lembrado nos atos em defesa da educação?

Para responder tal questionamento basta que façamos uma breve retrospectiva de alguns pontos que demarcam a história da educação brasileira dos últimos governos.

Não é nossa pretensão fazermos uma análise profunda de governos nesse pequeno espaço de leitura de política e cidadania, mas sempre será a nossa intenção provocar a reflexão e o pode de crítica do cidadão diante dos acontecimentos que nos afetam e nos dizem respeito.

FUNDEB: UMA FRAÇÃO DO COLOSSAL LEGADO  DO GOVERNO LULA PARA A EDUCAÇÃO

Os investimentos aplicados na educação durante o governo Lula renderiam páginas inteiras de publicações. Mas destacamos aqui nesse pequeno espaço  a criação da Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da  Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB).

O FUNDEB representa um divisor de águas para a  educação brasileira. Um marco histórico que demarca a passagem de tempos de penúria, desvalorização e  descaso com professores, profissionais e estudantes,  para a ampliação do acesso  de novas oportunidades.

Podemos destacar que, nesse período, somente no RN  foram criados cerca de 29 novos cursos de graduação e técnicos com destaque na área da tecnologia que nasceram concomitantemente às universidades  e institutos federais pulverizados em todo o país.  

11 ANOS DO PISO NACIONAL DOS PROFESSORES 


           Criada pelo projeto de lei 11.738/2008 a lei do piso foi considerada à época um grande avanço na valorização dos profissionais de educação. A lei não apenas estipula um valor salarial, mas eleva a melhoria da condição de vida dos professores brasileiros, pois possibilitou aos educadores, maior acesso aos bens culturais e materiais producentes dos mecanismos necessários à qualidade de vida e dignidade. 

POLITICA DE EXPANSÃO DA REDE FEDERAL DE ENSINO 

A política de expansão da rede federal de ensino também teve seus impactos positivos no nosso estado. Em 2006 começou em grande escala a expansão dos Institutos federais oportunizando aos jovens do litoral ao sertão, acesso a uma escola de qualidade.

No Rio Grande do Norte ate 2006 contávamos com apenas duas unidades de escolas técnicas, no ciclo das expansões chegamos a 21 campi gerando oportunidade e construindo sonhos de jovens de todas as regiões do estado. Com isso pomos o fim na máxima de se procurar uma melhor qualidade de ensino na capital do estado.  

TRAJETÓRIA DE INVESTIMENTO NA EDUCAÇÃO NO DECORRER DO GOVERNO DO EX PRESIDENTE LULA.

Está publicizado nas fontes documentais assim como nos sites e portais de transparência a ascensão do investimento em bilhões feito na educação entre os anos 2003 e 2016.

Vale a pena conferir e ficar de olho bem aberto para os próximos gráficos que serão construídos nessa nova era agora posta.

Fonte: Instituto Lula

Aguardemos todos, com o mais profundo e sincero desejo que os pilares de gráfico continuem em crescimento.

Postado em 7 de junho de 2019