Mossoró/RN, 18 de Setembro de 2021

Styvenson indica CAIC do Abolição IV para adesão ao modelo cívico-militar

Fonte: Agência Senado

O senador Styvenson Valentim (Podemos-RN) informou em Plenário, nesta segunda-feira (23), que indicou junto ao Ministério da Educação (MEC) duas escolas do Rio Grande do Norte para que, com base no Decreto 9.465, de 2019, possam aderir ao modelo cívico-militar.

Apesar de considerar que o modelo educacional divide opiniões, o senador defendeu que as escolas Maria Ilka de Moura, em Natal, e o Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) Escola Estadual Jeronimo Vingt Rosado Maia, na cidade de Mossoró, possam ser contempladas com esse novo modelo. As escolas cívico-militares, conforme avaliou, já mostram resultados onde estão sendo adotadas, como em Goiânia e Brasília.

— É uma escola conhecida pelo rigor, é conhecida por não admitir cabelos longos no sexo masculino, e sim cabelos curtos. Não admite mecha no cabelo, brinco, maquiagens fortes, esmaltes escuros. O fardamento já não é fardamento escolar, é uma farda militar. Demonstra muito a parte rígida da disciplina dessas crianças, desses adolescentes, com o argumento de serem escolas, hoje, em localidades de risco, para a manutenção, para a ordem e para a segurança desses prédios, dessas crianças e dos professores— explicou.

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Postado em 23 de setembro de 2019