Mossoró/RN, 26 de Julho de 2021

Presidente da Abrafrutas diz que abertura do mercado chinês está bem próxima

Em entrevista nesta sexta-feira (25) ao Jornal do Oeste, da FM 98, e Portal do Oeste, o presidente da Abrafrutas (Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados), Luiz Roberto Barcelos, ainda não cravou a abertura do mercado chinês para o melão brasileiro.

Um pouco comedido, o empresário, conhecido como o maior produtor de melão do mundo, disse que o setor está muito contente, “comemorando essa possível, bem próxima abertura do mercado chinês para os nossos melões”.

Barcelos lembrou que a abertura do mercado da China é uma luta de oito anos, em razão da burocracia e de muita precaução do lado chinês, que teme receber alguma praga com nossos melões. “Mas conseguimos demonstrar que nosso melões têm qualidade, tem segurança em termos de fitossanidade e tem tudo para ir pra China e agradar o paladar deles”, exaltou.

Também nesta sexta-feira, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, anunciou que a China deve importar melão produzido no Brasil. “Muitas coisas estão caminhando com muita celeridade. No caso das frutas, devemos ter o anúncio da abertura de melão do Brasil para China e de pera da China para o Brasil”, afirmou Tereza Cristina.

Postado em 25 de outubro de 2019