Mossoró/RN, 07 de Maio de 2021

Rede Estadual de Ensino faz preparação especial para início do ano letivo

É das mais otimistas a expectativa para o início das aulas na rede estadual de ensino, em especial nas escolas da jurisdição da Décima Segunda Diretoria Regional de Educação e Cultura (12ª Direc). A preparação das unidades de ensino para receber os estudantes, na próxima segunda-feira, 17 de fevereiro, foi uma das mais movimentadas e qualitativa dos últimos anos.

A formação continuada inicial foi garantida com as jornadas pedagógicas. Direc e escolas promoveram formações, palestras, debates e exposições. Todas com ênfase no currículo potiguar construído a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e discutindo especialmente a gestão democrática e a escola integral e inclusiva. Foram mais de 15 dias em que as escolas e Direc realizaram suas atividades formativas.

“É fundamental discutir os desafios da educação e da escola para o ano letivo que está iniciando. Nesse ano, com a BNCC, as jornadas pedagógicas adquiriram uma importância ainda maior”, realça o professor Jadson Arnaud, diretor da 12ª Direc.

Além de realizar sua jornada, de apoiar as escolas em suas atividades de formação, a 12ª Direc também empreendeu esforços para que as unidades iniciem o ano com seus quadros docentes completos. “Há a carência de professores, mas buscamos suprir com aulas suplementares, e além disso, o Governo do Estado convocou 600 professores para atender às demandas de várias escolas estaduais”, lembra Jadson Arnaud.

O transporte escolar também iniciará o ano letivo com toda sua força. Todos os 20 veículos da frota da 12ª Direc estão aptos a realizar o serviço. Um feito e tanto. No ano passado, quase metade estava quebrada. Desses, 2 novos ônibus chegaram em setembro do ano passado.

Outro fato motivador é o número expressivo de alunos egressos das escolas da rede estadual aprovados no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para cursos na Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). A 12ª Direc realiza levantamento sobre o número exato de aprovações para apresentar à sociedade.

O aumento da procura por matrículas nas escolas de tempo integral da jurisdição da 12ª Direc também é outro grande marco. No ano passado, 218 alunos concluíram o Ensino Médio nas escolas de tempo integral. Nesse ano, 463 alunos buscaram vagas nessas unidades de ensino, um aumento superior a 47%. “As escolas de tempo integral são um sucesso, o que implica na necessidade de aumentar o número de unidades com essa proposta, e o Governo do Estado vem se planejando nesse sentido”, aponta Jadson Arnaud.

Reformas, limpeza, pintura e arrumação foram algumas das ações feitas nas escolas para receber os 26.725 alunos que tiveram suas matrículas efetivas nas escolas de Mossoró, Areia Branca, Baraúna, Governador Dix-sept Rosado, Serra do Mel, Grossos, Tibau e Upanema. “Parabenizamos a todos pelo empenho nessa preparação e estamos todos de braços abertos para receber os estudantes a partir da próxima segunda-feira”, finaliza Jadson Arnaud.

Postado em 17 de fevereiro de 2020