Mossoró/RN, 29 de Setembro de 2022

Professor da UERN pede apoio para Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família

O professor Rafael Soares, do Departamento de Enfermagem da UERN, ocupou a Tribuna Popular da Câmara Municipal de Mossoró, na manhã dessa terça-feira (03), para pedir apoio dos vereadores ao Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família.

O professor explicou que o Programa, que é uma iniciativa no Governo Federal, vem sofrendo problemas com cortes e falta de reajuste das bolsas. “São quatro anos sem reajuste nas bolsas desses profissionais de odontologia, nutrição, enfermagem que atendem a população carente e desenvolvem um trabalho muito importante junto ao SUS”, afirmou.  

Os residentes multiprofissionais atendem nas Unidades Básicas de Saúde e, em Mossoró, desenvolvem diversos projetos como o Espaço da Palavra, Grupo Bem Gestar, Ambulatório LGBT, Programa Crescer Saudável, Grupo Gestando com Amor, Calçada Amiga, além de atendimentos individuais.

Entre as pautas apresentadas pelos residentes está a retomada da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional, redução da carga horária sem diminuição do salário dos residentes e a criação de uma política nacional de residência descentralizada e participativa. “Precisamos de apoio dos vereadores para enviarmos nossas reivindicações ao Congresso Nacional e pedir apoio aos Deputados Federais e Senadores”, declarou o professor.

Foto de Edilberto Barros

     

Postado em 3 de março de 2020