Mossoró/RN, 17 de Abril de 2021

Rio Grande do Norte tem 33 casos suspeitos de coronavírus; 3 em Mossoró

Dos 58 casos do novo coronavírus notificados no Rio Grande do Norte, 24 casos já foram descartados e os 33 casos suspeitos ainda aguardam resultados dos exames laboratoriais.

Desses 33 casos, 03 são de Mossoró, incluindo um caso suspeito de paciente residente na Itália que foi atendido em serviço de saúde da cidade. Natal concentra o maior número de casos suspeitos: 20. Parnamirim (5), Nísia Floresta (2), Tibau do Sul, Ceará-Mirim (1) e Frutuoso Gomes são os outros municípios com casos suspeitos.

“Há concentração dos casos suspeitos pelo Novo Coronavírus na região metropolitana no município de Natal”, destaca a SESAP.

Os 17 casos encerrados como descartados foram assim definidos em virtude dos exames laboratoriais analisados no LACEN-RN ou Instituto Evandro Chagas (IEC) terem positivado para outro vírus respiratório, logo descartando a hipótese de SARS-CoV-2, assim como os demais casos foram descartados por não ter sido detectado o vírus SARS-CoV-2 na amostra analisada pelo IEC. Os casos que permanecem como casos suspeitos seguem aguardando os resultados dos exames laboratoriais, que para as amostras analisadas no LACEN-RN o prazo é de até 72 horas e para as amostras analisadas no IEC pode levar até 07 dias.

Recomendações:

Até o presente momento não há conhecimento de formas de prevenção mais efetiva do que a não exposição ao vírus, sendo assim, não há precauções adicionais recomendadas para o público em geral, no entanto recomenda-se:

• Lavagem de mãos frequente com água e sabão, com duração mínima de 20 segundos;

• Evitar tocar nos olhos, nariz e boca, com as mãos não lavadas;

• Evitar contato próximo com pessoas doentes;

• Ficar em casa quando estiver doente;

• Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com lenço de papel descartável, jogando-o no lixo após uso;

• Manter os ambientes bem ventilados.

Postado em 17 de março de 2020