Mossoró/RN, 18 de Abril de 2021

Com 11 casos confirmados em um dia e sem nenhum respirador, Itaú decreta lockdown

O município de Itaú é o primeiro do estado do Rio Grande do Norte a declara bloqueio total, o chamado lockdown. A partir desta terça-feira (12), a população de menos de 6 mil habitantes só poderá sair de casa para comprar remédio e/ou alimentos. A medida é válida inicialmente por 14 dias.

Em entrevista ao repórter Pádua Júnior, da rádio Difusora de Mossoró, o coordenador municipal de Saúde de Itaú, Nedilson Paiva, disse que a confirmação de 11 casos de covid-19, dentro de 30 testes rápidos feitos no último sábado (09), foi um dos motivos que levou o prefeito Ciro Bezerra a declarar o lockdown. “Dentro de uma amostragem de 30 pessoas, nós tivemos 8 casos positivos que já estavam circulando pela cidade sem saber que já estavam contaminados.”, observa.

Também pesou a inexistência de respirador no município e a forte possibilidade de surgirem casos graves de covid-19. “Os casos positivos são todos leves, mas com certeza transmitiram para outras pessoas e é possível de começar a aparecer casos graves.”, argumenta o coordenador.

Segundo Nedilson Paiva, todas as 30 pessoas que fizeram o teste rápido estão em quarenta juntamente com outras que tiveram contato com elas.

Postado em 11 de maio de 2020