Mossoró/RN, 17 de Maio de 2021

Para minimizar riscos de túnel, Rosalba compara desinfeção de pessoas com limpeza de frutas

Para minimizar possíveis danos à saúde provocados pelo túnel de desinfecção instalado na Central de Abastecimento de Mossoró, antiga Cobal, a prefeita Rosalba Ciarlini comparou a desinfecção de pessoas com a limpeza de frutas.

Em live nas redes sociais na noite de hoje, Rosalba disse que o cloro diluído não representa risco e usou como exemplo para justificar a sua tese o uso de água sanitária para a limpeza de alimentos. “Lembra da época que mandavam colocar uma colher de chá pequena de água sanitária num litro de água para colocar as verduras, frutas para fazer a limpeza, a desinfecção desses alimentos? Água sanitária pura é diferente, ela vai lhe fazer mal”, comparou.

A prefeita argumentou ainda que a concentração é mínima. “Se você chegar e jogar cloro puro, vai lhe fazer mal. Se você diluir para tratamento de água, para tratamento de piscina, você pode utilizar sem lhe fazer mal.”, defendeu.

No entanto, em nota técnica publicada no dia 07 de maio, 2 dias antes da instalação do túnel da Cobal, a Anvisa alertou que tais equipamentos não têm efeito contra o novo coronavírus e ainda podem causar danos à saúde. Acrescentou também que existe produto aprovado para desinfecção de pessoas.

Imagem: Reprodução/Facebook

Postado em 11 de maio de 2020