Mossoró/RN, 27 de Setembro de 2022

O que são fake news?

Em tempos de tantos bombardeios de notícias é preciso OXIGENAR nossa memória e filtrar as informações e noticias que nos chegam a cada minuto. Basta abrir o celular e inúmeras informações, notícias, anúncios, comunicados e tantas outras coisas surgem. É bom deixar claro, que nem tudo que ouvimos se traduz em verdade. Como o próprio nome diz, fake news significa notícia falsa.

Com o advento da popularização das redes sociais e aplicativos de comunicação como o whatsapp por exemplo, a veiculação de notícias se tornou ainda mais efêmera do que a sua própria condição natural de sê-la. Em posse do aplicativo, milhares de pessoas sentiram o desejo de ser comunicadores, jornalistas, escritores, cientistas políticos, poetas e até criminosos. Isso mesmo, assim como toda e qualquer invenção tecnológica, há espaços para fazer o que quiser. Quem vai diferenciar será o caráter, a ética e os valores que cada pessoa possui e age.

Assim, as fake news foram meticulosamente pensadas e criadas para ser uma ferramenta de proveito de uma pessoa sobre outra tendo a mentira como recurso de sustentação. Certa vez, um dos principais aliados de Adolf Hitler da Alemanha nazista chamado Joseph Goebbels, afirmou que “uma mentira contada mil vezes, se torna verdade”. Foi inspirado nesse pensamento que as fakes news foram criadas. É portanto uma prática criminosa pensada e criada para beneficiar alguém em detrimento a outro, é um mecanismo de produção de mentiras que, sem filtro, busca produzir a qualquer preço uma verdade até então, inexistente e, que, para se corporificar, se manifesta como produtora de violações às intimidades individuais e a vida privada das pessoas causando dolo à honra e lesionando a imagem pessoal de alguém, de um povo, ou de um país.

Recentemente no Brasil, nas eleições de 2018, as redes sociais foram utilizadas como uma eficaz ferramenta de transmissão de fake news. Ratificando o pensamento do nazista alemão, o povo brasileiro conhecido mundialmente por sua hospitalidade, alegria e generosidade, foi sufocado e absorvido por fake news que retiraram do coração de muitos brasileiros os sentimentos de luta, alegria e superação por ódio, preconceito e violência e o fruto disso foi a eleição inusitada de um político despreparado, um ser humano desumano mas um excelente produtor autêntico de falsas verdades.

Postado em 4 de junho de 2020