Mossoró/RN, 30 de Setembro de 2022

Prefeitura de Governador diz a sindicato que não tem como pagar salários da Educação

A Prefeitura de Governador Dix-Sept Rosado informou ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINDIXSEPM) que não vai pagar os salários dos servidores da Educação em dia. O pagamento que já não tinha sido executado dentro do mês, também não será feito no prazo de cinco dias úteis, quando ainda é considerado em dia. O atraso foi comunicado pelo próprio sindicado em nota divulgada nesta quinta-feira (02).

Segundo o SINDIXSEPM, a expectativa do Executivo é fechar o pagamento com os recursos que entrarem até o dia 10 de julho. “Existindo uma possibilidade de mesmo assim não pagar a todos os servidores, como por exemplo os que recebem dos 40%.”, destaca.

O sindicato observa que o atraso ocorre no momento em que os gastos com a Educação foram reduzidos por conta da suspensão das aulas desde o mês de março em razão da pandemia do novo coronavírus. “Os gastos com Educação em nosso Município, foram reduzidos significativamente tendo em vista que as Escolas estão quase que totalmente fechadas, o transporte escolar não está funcionando, pagamento de horas extras não está acontecendo e até mesmo os professores com contrato temporários parecem ter tido seus contratos suspensos. Diante de uma situação dessas, o Município não consegue fechar a folha dos servidores. Como seria se estivéssemos funcionando normalmente?.”, questiona a direção do SINDIXSEPM.

De acordo com o SINDIXSEPM, todas as outras secretarias tiveram seus pagamentos efetuados, com exceção aos profissionais que recebem pelo FUNDEB não tiveram”. “Uma realidade que há muito tempo não se via, salvo o fatídico dezembro de 2012, quando todos os servidores do Município não receberam seus vencimentos.”, complementa.

O PORTAL DO OESTE entrou em contato com o prefeito Antônio Bolota para saber uma previsão oficial para o pagamento do servidores da Educação, mas ainda não recebeu resposta.

Confira o comunicado na íntegra:

   O SINDIXSEPM acaba de receber informações da Secretaria Municipal de Finanças de Gov. Dix-sept Rosado de que a atual gestão NÃO terá como efetuar o pagamento referente ao mês de junho para os servidores que recebem pelo FUNDEB, dentro do prazo normal, porque não tem recursos suficientes. Segundo a secretária houve queda na arrecadação e os valores recebidos até agora não conseguem quitar nem a folha do magistério, o chamado 60%.  A expectativa do Executivo é fechar esse pagamento com os recursos que entrarem até o dia 10/07, existindo a uma possibilidade de mesmo assim não pagar a todos os servidores, como por exemplo os que recebem dos 40%.

   “Vale ressaltar que as aulas estão suspensas desde março de 2020, em razão da pandemia, e que os gastos com Educação em nosso Município, foram reduzidos significativamente tendo em vista que as Escolas estão quase que totalmente fechadas, o transporte escolar não está funcionando, pagamento de horas extras não está acontecendo e até mesmo os professores com contrato temporários parecem ter tido seus contratos suspensos.” Diante de uma situação dessas, o Município não consegue fechar a folha dos servidores. Como seria se estivéssemos funcionando normalmente?” Questiona a direção do SINDIXSEPM.

   Até agora, todas as outras secretarias tiveram seus pagamentos efetuados e, estranhamente, apenas os profissionais que recebem pelo FUNDEB não tiveram. Uma realidade que há muito tempo não se via, salvo o fatídico dezembro de 2012, quando todos os servidores do Município não receberam seus vencimentos.

   “Essa situação é extremamente complexa e nociva aos servidores, suas famílias e à própria comunidade, pois em um momento de estagnação econômica como a que estamos vivendo, nossa economia local agradece muito quando estes profissionais recebem seus vencimentos e investem no comércio, por exemplo. Além do medo e da ansiedade da pandemia, estes servidores terão de pensar em como reorganizar pagamentos de contas de água, luz, mercado, aluguel, remédios etc.” reflete o SINDIXSEPM, por meio de sua Diretoria Executiva.

   Aguardamos que o Município consiga resolver essas pendências e que esta situação seja resolvida o mais breve possível.

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Governador Dix-sept Rosado/RN

Postado em 2 de julho de 2020