Mossoró/RN, 22 de Abril de 2021

95% dos leitos de UTI ocupados: Rosalba mantém reabertura da economia; Fátima recua

Diante da taxa de ocupação de leitos críticos para covid-19 acima de 80% no Rio Grande do Norte, a governadora Fátima Bezerra recuou e adiou a segunda etapa do cronograma de retomada das atividades econômicas.

A segunda fração estava prevista para iniciar amanhã, dia 8, com o funcionamento de lojas com área de até 600m² com porta para a rua e serviços de alimentação com área de até 300m² respeitando o distanciamento social e as medidas protetivas e de higiene. Os estabelecimentos e serviços autorizados a funcionarem na primeira fração podem permanecer abertos – lojas com até 300m² de área e com porta para a rua, serviços de comunicação, publicidade, design, salão de beleza e barbearias.

“Tomamos a decisão pela retomada gradual com base na ciência e orientados pelo Comitê Científico de especialistas que assessora o Estado. Estes critérios são a taxa de transmissibilidade abaixo de 1 e a taxa de ocupação de leitos críticos abaixo de 80%. Atingimos e mantemos o primeiro, mas o segundo ainda não foi possível, por isso o adiamento da segunda fração”, justificou a governadora. A taxa de ocupação de leitos críticos está em 86,17% neste momento, maior que há sete dias.

A decisão da governadora não terá efeito em Mossoró. Mesmo com 95,45% dos leitos de UTI para covid-19 ocupados na tarde de hoje, a prefeita Rosalba Ciarlini decidiu manter o seu cronograma de reabertura da economia. Dos 44 leitos de UTI em operação no município, 42 estão ocupados neste momento, de acordo com dados do sistema de regulação do LAIS (Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde). Na semana passada, Rosalba autorizou o reinício das atividades com todos os leitos de UTI ocupados.

Veja quais setores serão reabertos nesta quarta-feira, dia 08:

LOJAS (Lojas até 600m2 e com “Porta para Rua”)

Lojas de móveis, eletrodomésticos e colchões
Lojas de departamento e magazines (que não funcionem em Shoppings ou
Centros
Comerciais);
Agências de Turismo
Lojas de brinquedos, artigos esportivos e de caça e pesca;
Instrumentos musicais e acessórios; equipamentos de áudio e vídeo e Lojas de
eletrônicos/informática e equipamentos de telefonia e comunicação; 7.
Joalherias, relojoarias, bijuterias e artesanatos
Lojas de cosméticos e perfumaria;

SERVIÇO ALIMENTAÇÃO I

Alimentação I:
Restaurantes; Lanchonetes; Food-Parks
Até 300m2
4 pessoas por mesa
2m mesa a mesa/ 1m entre pessoas
Proibido de venda e consumo de bebida alcoólica no estabelecimento;

Postado em 7 de julho de 2020