Mossoró/RN, 17 de Maio de 2021

Eleições diretas foram extintas em setembro com aprovação de estatuto por unanimidade de votos, diz UERN

As eleições diretas para escolha de diretores de Faculdades e chefes de Departamentos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) foram extintas no dia 19 de setembro de 2019, data em que foi aprovado, por unanimidade de votos, o Estatuto da instituição, e não na última terça-feira (28), quando foi publicada uma resolução que trata do tema.

Segundo a UERN, a Minuta de Resolução aprovada pelo Conselho Universitário na terça-feira (28), segue o que está estabelecido no Estatuto. A resolução trata das normas complementares para a composição de lista tríplice com vistas à escolha de Reitor, Vice-Reitor, Diretor e Vice-Diretor de Unidade Universitária e Chefe e Subchefe de Departamento Acadêmico, e foi aprovada por maioria de votos.

De acordo com nota divulgada pela universidade, a composição de lista tríplice para escolha de direções de unidades acadêmicas e chefias de departamentos acadêmicos é norma do Estatuto, só podendo sofrer alteração através de emenda estatutária, aprovada pelo Consuni.

Ainda de acordo com a UERN, o Gabinete da Reitoria abriu processo nesta quarta-feira (29), propondo ao Conselho a mudança. Não há previsão para que o Consuni se reúna para votar a proposta. 

Postado em 30 de julho de 2020