Mossoró/RN, 17 de Abril de 2021

Lawrence recebe integrantes da Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Mossoró e Região

O presidente da Câmara de Mossoró, vereador Lawrence Amorim, recebeu, nesta quinta-feira, 27, José Roberto, Daiana Freitas, Christinny Mulins e Rosângela Lima, que fazem parte da Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Mossoró e Região (Amor).

Na ocasião, os integrantes da Amor entregaram ao presidente da Câmara uma lista com reivindicações para atender famílias e pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que vivem em Mossoró.

Uma das solicitações é a contratação de um médico neuropediatra para atender no sistema público de saúde da cidade.  A especialidade é essencial para o diagnóstico de TEA em crianças. José Roberto, presidente da Amor e pai de crianças com autismo, ressaltou que Mossoró tem um número elevado de pessoas com TEA que não receberam diagnóstico por causa da dificuldade em encontrar especialistas no sistema público de saúde.

“Quem possui plano de saúde consegue o acompanhamento e diagnóstico necessário para os filhos. Mas aquelas famílias que dependem do sistema público sofrem com falta de acesso e informações”, afirmou José Roberto.

Reivindicações

A contratação de acompanhantes para estudantes com TEA, contratação de auxiliares para atuar em sala de aula, a capacitação de professores, projetos para incentivar a contratação de jovens autistas e a execução da Lei Federal do CIPTEA, que garante a emissão de um documento de identificação para aqueles com TEA também foram abordados na reunião.

Compromisso

O vereador Lawrence Amorim garantiu que vai dar encaminhamento às reivindicações. “Vamos procurar solucionar estas questões junto à Prefeitura de Mossoró e aos órgãos competentes. Coloco a Câmara à disposição da Associação para debatermos juntos projetos de lei voltadas às necessidades das pessoas com TEA”. Lawrence Amorim também se comprometeu a realizar uma audiência pública em abril, mês da conscientização sobre o autismo, para dar maior visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista. 

Postado em 28 de janeiro de 2021