Mossoró/RN, 21 de Abril de 2021

Interação pode ser o caminho para crianças com problemas na fala

A comunicação é um fator de extrema importância para as pessoas, desde a mais tenra idade, seja através de gestos, olhar, sons e fala. É através da comunicação que é possível expressar desejos, como fome e dor.

Com a pandemia, o isolamento social foi necessário para a preservação da saúde e redução do contágio, com isso, muitas famílias com crianças pequenas, em fase de desenvolvimento da fala, se viram afetadas. Sem acesso à escola ou ao convívio com outras crianças, muitas crianças de 1 aos 4 anos, retrocederam ou estagnaram a fala. A fonoaudiologa do Hapvida, Ana Beatriz Pinho, esclarece sobre o assunto.

“Então é necessário que os pais, tenham um tempinho, tirem uma hora para brincar com essa criança, para contar histórias, fazer com que essa criança intereja e estimule essa fala. Com cantigas de roda, com alimentação adequada, pois a mastigação auxilia nesse processo de desenvolvimento. É importante a interação com os pais para que os filhos possam desenvolver a fala”, explica.

É importante que os pais e responsáveis observem o desenvolvimento dos filhos, e ao notar a dificuldade da fala com a idade avançada, procure os especialistas para iniciar os acompanhamentos necessários.

Imagem de Free-Photos por Pixabay 

Postado em 21 de março de 2021