Mossoró/RN, 18 de Abril de 2021

Plantão Social retoma emissão de carteira de idoso em formato digital e impresso

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Juventude (SMDSJ), através do Plantão Social, retomou a emissão da carteira do idoso. O documento pode ser solicitado no formato digital e impresso.

“O idoso tem a opção de receber sua carteira de maneira física, no papel impresso ou também a gente pode enviar diretamente pelo whatsapp e email a carteira de forma digital”, disse Isau Ferreira da Silva, coordenador do Plantão Social.

O coordenador destacou que a suspensão da emissão da carteirinha ocorreu por dois motivos. Segundo ele, o primeiro foi por conta da pandemia do novo coronavírus e o segundo pela atualização do sistema.

“A paralisação da emissão das carteirinhas dos idosos se deu por dois fatores. O primeiro foi a questão da pandemia em si que tivemos de paralisar os serviços por questão de segurança de saúde pública. O segundo fator foi pela atualização do sistema do Ministério da Cidadania. A plataforma teve de passar por uma atualização e isso levou a gente não ter acesso ao sistema”.

Isau Ferreira frisa que tem direito ao documento o idoso a partir de 60 anos e inscrito no Cadastro Único, além de possuir renda mínima de dois salários mínimos. Ele detalha as vantagens que o idoso tem ao adquirir a carteira.

“Ao adquirir a carteirinha (o idoso) passará a ter desconto e também gratuidade nas passagens interestaduais. O idoso que possui uma renda igual ou inferior a dois salários mínimos terá direito de possuir a carteirinha e também as gratuidades e descontos nas passagens interestadual”.

“De acordo com a Resolução de 28 de janeiro de 2021, o idoso necessitará fazer para a emissão do seu cartão da pessoa idosa apenas o número do NIS, desde que esse idoso esteja inscrito no Cadastro Único e esteja atualizado com a questão do seu cadastro e a cada dois anos ele mantenha esse cadastro. A atualização e a renovação desse cartão se dar de maneira automática desde que ele permaneça com o cadastro único atualizado”, disse o coordenador sobre como o idoso pode requerer o documento. O Plantão Social atende a população das 07h às 17 horas sem parada para o horário do almoço. A medida ocorre desde fevereiro desse ano.

Postado em 25 de março de 2021