Mossoró/RN, 22 de Abril de 2021

RN recebe 61kg de insumos para “kits intubação” nesta terça-feira

Médicos fazem treinamento no hospital de campanha para tratamento de covid-19 do Complexo Esportivo do Ibirapuera.

O Rio Grande do Norte recebe nesta terça-feira (30) 61kg de insumos para “kits intubação”. A informação foi repassado ao PORTAL DO OESTE pela Azul, que será responsável pela entrega da carga com ampolas com medicação para o tratamento de pacientes infectados com o novo coronavírus.

Os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte serão abastecidos com quase duas toneladas e meia de insumos. Outras operações também serão realizadas tendo como destinos os estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo, Bahia e Maranhão, além do Distrito Federal.

Segundo a Azul, a carga com destino ao RN sai de Recife/PE às 13h30 e chega em Natal às 14h30.

O Brasil sofre com o desabastecimento dos “kits intubação”. No último dia 18, o Fórum Nacional de Governadores enviou uma carta ao Ministério da Saúde para alertar sobre o baixo estoque de medicamentos utilizado para intubar pacientes que estão em tratamento contra a covid-19 em unidades de tratamento intensivo (UTIs) e precisam de respiradores artificiais. 

Os governadores pediram a compra emergencial de bloqueadores neuromusculares, anestésicos e sedativos pelo período mínimo de 60 dias e a distribuição para todos os estados por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). 

*Com informações da Agência Brasil

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Postado em 29 de março de 2021