Mossoró/RN, 19 de Abril de 2021

FIERN entrega capacetes elmo de respiração assistida para três hospitais em Mossoró

Seis unidades do capacete de respiração assistida, Elmo, foram entregues pela FIERN aos hospitais Rafael Fernandes, Liga de Combate ao Câncer e o Hospital Maternidade Almeida Castro, em Mossoró.   A entrega dos equipamentos foi realizada, na tarde de hoje (05), pelo presidente do Sinduscon Mossoró e diretor da FIERN, Sérgio Freire. Cada unidade recebeu dois equipamentos. 

O primeiro a receber o Elmo foi o Hospital Maternidade Almeida Castro. A coordenadora de enfermagem, Patrícia Oliveira, foi quem recebeu os equipamentos. Em seguida, o diretor geral do Hospital Rafael Fernandes, Leonardo Menezes, recebeu as unidades. E por fim, a Liga de Combate ao Câncer, pelas mãos do presidente Paulo Henrique Monte, e do administrador Wamberto Barbosa. 

A iniciativa é uma ação conjunta das Federações das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte, FIERN e do Ceará (FIEC), junto com o Sindicato da Indústria da Construção Civil – Sinduscon Mossoró e o Serviço Nacional de Aprendizagem Indústria (SENAI-RN). Também participou da entrega o supervisor pedagógico do SENAI-RN, Ricardo Alex Paiva. 

O Elmo é um capacete de respiração assistida, desenvolvido no Ceará, não-invasivo e mais seguro para profissionais da saúde e pacientes. Criado em abril de 2020 em uma força-tarefa que envolve uma parceria público-privada, o equipamento inovador surgiu como um novo passo para o tratamento de pacientes com insuficiência respiratória aguda hipoxêmica por Covid-19. 

Acomodado ao pescoço do paciente, o Elmo permite ofertar oxigênio a uma pressão definida ao redor da face, sem necessidade de intubação. Dessa forma, a pessoa consegue respirar com auxílio da pressurização e oferta de oxigênio. O equipamento pode ser desinfectado e reutilizado e possui um custo inferior em relação aos respiradores mecânicos, além de permitir uma maior segurança para os profissionais de saúde, podendo ser usado também para tratar outras enfermidades que comprometem o funcionamento dos pulmões, como pneumonia e H1N1. 

Postado em 5 de abril de 2021