Mossoró/RN, 17 de Maio de 2021

Sem nova célula, Prefeitura de Mossoró joga lixo em buraco e cria lixão dentro de aterro

Sem a conclusão da obra de construção da nova célula para receber o lixo que dá entrada no aterro sanitário, a Prefeitura de Mossoró criou um verdadeiro lixão no local.

O PORTAL DO OESTE apurou que o lixo está sendo jogando em local inadequado, em um buraco escavado anteriormente para retirada de piçarra para estradas.

Especialista ouvido pelo PORTAL DO OESTE explica que para colocar lixo nas células é preciso fazer um sistema de drenagem para receber o chorume gerado pela decomposição da matéria orgânica desse lixo. “Esse buraco que esta sendo utilizado não foi feito para receber lixo”, afirma.

Profundo conhecedor do aterro sanitário, o especialista acrescenta que a Prefeitura de Mossoró está fazendo é igual ao que se fazia no antigo lixão. “Estão colando lixo sem nenhuma responsabilidade”, reforça, pedindo para não ser identificado.

O PORTAL DO OESTE procurou o Idema, que informou que no ano passado, a pedido do Mistério Público, foi realizada uma vistoria pela equipe de Fiscalização do órgão e indicado o Núcleo de Construção do Instituto, que também analisa o licenciamento, para que fossem feitas adequações no projeto de ampliação do aterro.

Apesar da insistência do PORTAL DO OESTE, o Idema não informou a data da vistoria e nem as adequações que foram solicitadas.

O PORTAL DO OESTE procurou a Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Mossoró desde a última segunda-feira (1°) solicitando informações sobre o caso, mas não recebeu resposta até o momento.

Postado em 3 de abril de 2019