Mossoró/RN, 28 de Novembro de 2021

Governo delibera a criação da Política Estadual de Segurança de Barragens

Ocorreu nesta terça-feira (30), no Gabinete Civil do Estado do Rio Grande do Norte, a reunião do comitê de monitoramento e acompanhamento de barragens. Na oportunidade foram avaliadas as ações do Governo do Estado no primeiro semestre e tirados os encaminhamentos para um conjunto de novas ações que serão desenvolvidas pelos órgãos e secretarias no segundo semestre do ano para seguir avançando com o objetivo de melhorar a segurança dos reservatórios do RN.

O trabalho foi conduzido pelo Secretário Chefe da Casa Civil, Raimundo Alves, onde fez questão de destacar as ações desenvolvidas pelo Governo do Estado em 2019, dentre as quais, a própria instituição do comitê de segurança de barragens, as ações que evitaram problemas para população com rompimento de reservatório no início do ano nas regiões central e do Seridó, a ampliação do trabalho de fiscalização e classificação dos açudes e barragens em todo Estado, e o início de manutenções dos reservatórios , como é o caso do trabalho que está em curso na barragem de Passagens das Traíras. “Neste segundo semestre nós vamos avançar, e para isso sairemos dessa reunião com uma comissão de trabalho para entregar no mês de setembro nossa proposta de encaminhamentos á Assembleia Legislativa de uma política Estadual de Segurança de Barragens”, deliberou Raimundo Alves.

A composição do grupo de trabalho para a elaboração da política estadual de segurança de barragens ficou formada com representantes do IGARN, SEMARH e defesa civil.

O diretor do IGARN, Caramurú Paiva, em sua apresentação informou que as metas para o primeiro semestre foram plenamente alcançadas, onde o Estado caminha para dobrar a quantidade de vistorias realizadas anteriormente e ampliar o número de reservatórios que terão seus proprietários identificados, bem como contribuir para elaboração da Política de Segurança de Barragens, conforme deliberado pelo Secretário Raimundo Alves. “Estamos também elaborando o Programa RN+ Segurança de Barragens e Açudes, na qual o Estado firmará parceria com os municípios para nesse segundo semestre avançar nas regularizações de açudes e barragens por todo Rio Grande do Norte”, anunciou Caramurú Paiva.

A reunião contou ainda com a presença do Secretário de Recursos Hídricos, João Maria Cavalcanti; o Secretário de Infra Estrutura, Gustavo Rosado; o Diretor da Defesa Civil do RN, Coronel Carvalho; os coordenadores de planejamento e gestão operacional do IGARN, André Nunes e Antonio Righetto; o secretário adjunto de Recursos Hídricos, Carlos Nobre; e as equipes técnicas e representações dos demais órgãos que compõem o comitê permanente de segurança de barragens.

Postado em 30 de julho de 2019