Sem nova proposta, professores podem aprovar hoje greve pelo reajuste do piso

Uma grave na Rede Estadual de Ensino pode ser aprovada hoje pelos professores. Motivo é que as negociações para o pagamento do reajuste do piso do magistério não avançaram.
O diretor regional do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (SINTE/RN), Rômulo Arnor, informou ao PORTAL DO OESTE que o Governo do Estado não fez uma nova proposta de pagamento do piso, além da apresentada no dia 18 de fevereiro e, prontamente, rejeitada pela categoria em assembleia.
A proposta do Governo é dividir o reajuste de 12,84% em três vezes. O pagamento se daria da seguinte forma:
- 4,28% em maio de 202;
- 4,28% em janeiro de 2021; e
- 4,28% em abril de 2021.
Nesta quinta-feira (27), o Governo do Estado divulgou nota em que garante o cumprimento do piso do magistério. No entanto, não informa como se dará o pagamento.
Segundo o Governo, o salário dos profissionais da rede pública da educação básica em início de carreira passará de R$ 2.557,74 para R$ 2.886,24. “Nós continuamos abertos ao diálogo com o sindicato, garantindo não somente o reajuste, como também o pagamento retroativo”, afirmou o secretário de estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC-RN), professor Getúlio Marques.
Por outro lado, o SINTE-RN realiza assembleia nesta sexta-feira (28), às 08h30, par discutir o indicativo de greve. Se aprovada, a paralisação dos professores deve começar no dia 4 de março.