Mossoró/RN, 18 de Maio de 2022

Sem estrada, equipe de saúde não chega e famílias ficam sem vacinação na zona rural de Governador

As péssimas condições das estradas de acesso à zona rural do município de Governador Dix-Sept Rosado dificultam a vida das famílias que vivem no campo e também impedem que elas tenham acesso a serviços públicos, até mesmo de saúde.

Na manhã desta quinta-feira (21), idosos e crianças da localidade de Rancho da Velha não foram vacinadas contra a influenza. Motivo é que a equipe de saúde da região não conseguiu chegar até elas por falta de estrada.

Moradores informaram ao PORTAL DO OESTE que a equipe de saúde havia programado a aplicação das vacinas para hoje. No entanto, com estrada de acesso ao Rancho da Velha intrafegável, a equipe voltou do caminho e às vacinas não foram aplicadas.

O Rancho da Velha fica nas proximidades da BR-110, numa região de divisa com os municípios de Mossoró e Upanema. Da estrada até as primeiras casas, a distância não é um quilômetro. Pouco para a Prefeitura de Governador Dix-Sept Rosado realizar o serviço de recuperação, mas muito para idosos e crianças andarem a pé.

Durante o inverno, as famílias que vivem no Rancho da Velha não podem receber amigos e parentes, muito antes da pandemia do novo coronavírus. Veículos de transporte de passageiros também não entra para a localidade. E diante da omissão da Prefeitura, essas famílias ficam praticamente ilhadas e com dificuldades até para fazer a feira.

Os moradores relatam que durante a pré e a campanha de 2016, o então pré e depois candidato a prefeito Antônio Bolota andava com frequência na região. Só que depois que ele se tornou o prefeito, nenhuma máquina da Prefeitura apareceu para recuperar a estrada em quase quatro anos de mandato.

Postado em 21 de maio de 2020