Mossoró/RN, 20 de Maio de 2022

Lentidão: Mossoró tem 10 leitos de UTI para covid-19 habilitados esperando por instalação

A lentidão para instalação de leitos de UTI para covid-19 em Mossoró levou a uma situação inusitada: há mais leitos habilitados pelo Ministério da Saúde do que em funcionamento.

O Ministério da Saúde habilitou 55 leitos de UTI para covid-19 para Mossoró, sendo 50 adulto e 5 pediátrico. Só que atualmente o município conta com apenas 40 leitos de UTI adulto em funcionamento, sendo 20 no Hospital Regional Tarcísio Maia e 20 no Hospital São Luiz, de acordo com informações oficiais.

Dos 50 leitos adulto, 30 foram para o Hospital Maternidade Almeida Castro, 10 para o Hospital Rafael Fernandes e 10 para o Hospital Regional Tarcísio Maia.

Na dança dos leitos, provavelmente os 10 do Hospital Rafael Fernandes foram transferidos para o Hospital Regional Tarcísio Maia, que já conta com 20.

Já os 30 leitos destinados para o Hospital Maternidade Almeida Castro provavelmente foram redirecionados para o Hospital São Luiz, ambos administrados pela interventora da Apamim.

Mesmo considerando todas essas trocas, ainda sobram 10 leitos já habilitados que não estão em funcionamento. Resta saber se o Governo Federal já repassou recursos para leitos que sequer foram instalados.

No total, os 55 leitos representam um investimento de quase R$ 8 milhões.

Postado em 25 de maio de 2020