Mossoró/RN, 17 de Maio de 2021

Vídeo potiguar ganha prêmio da Fundação Nacional de Artes

Com o objetivo de premiar nacionalmente produções artísticas nesse período de pandemia, a Fundação Nacional de Artes – FUNARTE, lançou o edital RespirArte. A iniciativa premiou cerca de 1.600 produções audiovisuais inéditas em todo o Brasil, que abordaram os temas de Artes Visuais, Dança, Teatro, Circo, Música e Artes Integradas.

A potiguar Talita Barbosa de Souza, foi uma das contempladas na categoria Artes Integradas que destinou 250 prêmios a artistas de todo o Brasil. A produção audiovisual inscrita por Talita, tem como título Via Sacra, um vídeo de 05 minutos de duração que narra o trajeto percorrido por Jesus até o calvário onde faleceu.

A obra audiovisual que narra a história bíblica do martírio de Jesus até o calvário, foi baseada no texto literário do poeta e violeiro Chico Traíra. Para Talita Barbosa uma forma de prestar uma homenagem póstuma a esse grande poeta potiguar. O trabalho traz ainda imagens de xilogravuras de Alcides Sales, realizadas a partir de desenhos de Márcio Coelho.

“A produção desse vídeo foi algo muito singular para mim, pois ele tem uma sensibilidade de imagens e de palavras que conseguiram perfeitamente ser traduzidas através da técnica da xilogravura e da literatura de cordel, que é uma prática muito comum no nosso Nordeste. E somando-se a isso, temos a narrativa de uma história bíblica de amor, morte e ressurreição “. – Afirma Talita Barbosa, que tem atuação nas áreas de educação, cultura e produção audiovisual.

Talita Barbosa que também é coordenadora do Museu Nísia Floresta e da ONG CECOP – Centro de Documentação e Comunicação Popular, afirma que a produção audiovisual premiada, além de ser disponibilizada nas redes sociais, será utilizada para a realização de atividades educativas e culturais com alunos de escolas pública do RN.

Confira o vídeo na TV Regional.

Postado em 23 de dezembro de 2020