Mossoró/RN, 28 de Novembro de 2021

Caieiras Artesanais de Governador de Dix-Sept Rosado buscam regularização

O Idema, representado pelos diretor-geral, Leon Aguiar, diretor técnico, Werner Farkatt e técnicos do Posto Avançado de Mossoró, participou nesta sexta-feira (19), no município Governador de Dix-Sept Rosado, de uma reunião com empreendedores artesanais da produção de Cal, no Oeste do Estado. O objetivo do encontro foi discutir a regularização das Caieiras não-industriais. 

As pequenas empresas da Região Oeste estão em busca de adequar as atividades, e conquistar o licenciamento ambiental. Em razão das dificuldades financeiras enfrentadas pelos produtores, as adequações ainda não foram efetivadas. Um dos principais investimentos que precisam ser feitos trata-se da aquisição de fornos industriais para modernizar o processo produtivo. 

A extração de Cal é uma das principais atividades econômicas do município. A reunião uniu diversos atores ligados à cadeia produtiva da mineração.

Na ocasião, o Idema apontou a importância do licenciamento para a manutenção da atividade de extração de minério. “A ordem da governadora Fátima Bezerra é buscar o desenvolvimento para os pequenos e os grandes empreendedores. E claro que nos colocamos à disposição para orientar a todos e também iniciarmos o processo de revisão das pequenas empresas já licenciadas. É muito significativo a união de esforços dos entes aqui presentes para encontrarmos uma melhor forma de contemplar os produtores locais”, destacou o diretor-geral, Leon Aguiar. 

Durante o encontro, o representante da Assembleia Legislativa, Deputado Souza (PSB), ressaltou o papel econômico das Caieiras Artesanais para a localidade. “De nossa parte vamos nos empenhar, cada vez mais, para encontrar soluções a fim de contribuir com os investimentos em tecnologia e a necessária adequação dos pequenos produtores”, apontou.

Além dos integrantes da equipe técnica do Idema e do Deputado Estadual Souza, o encontro contou com a presença de produtores locais, representantes do SEBRAE, da empresa de mineração Ouro Branco, da Prefeitura e Câmara Municipal de Governador Dix-Sept Rosado.

Postado em 20 de fevereiro de 2021