Mossoró/RN, 17 de Maio de 2021

COVID-19: Idosos de 85 a 89 anos vão ser vacinados a partir de segunda-feira

Mossoró irá receber nesta quinta-feira (25), um total de 2.180 doses da vacina Astrazeneca/Oxford. O lote está previsto para chegar na capital do oeste ainda durante a tarde e seguirá direto para a sede da segunda Unidade Regional de Saúde (II URSAP) no bairro Nova Betânea.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, as doses serão destinadas à ampliação do público idoso que conta com um escalonamento etário e que já vinha imunizando os idosos a partir dos 90 anos na cidade. A aplicação dos imunizantes agora alcançará o grupo dos idosos de 85 a 89 anos de idade, já que o público anterior está praticamente 100% imunizado.

Seguindo orientação do Governo do Rio Grande do Norte, o município irá começar a vacinar estes idosos a partir da próxima segunda-feira, 1º de março. “Os agentes de saúde das unidades básicas já têm um acompanhamento dos idosos nas áreas de abrangência das suas UBS’s, mas as pessoas podem informar a UBS sobre o idoso, fazer o cadastro no sistema RN Mais Vacina e a vacinação deste idoso vai acontecer com agendamento”, disse Morgana Dantas, secretária municipal de saúde.

De acordo com o coordenador de imunizações, Etevaldo Lima, o Estado ainda aguarda receber do Ministério da saúde, doses da Coronavac, produzidas pelo Instituto Butantan e a farmacêutica chinesa Sinovac. Este tipo de vacina já foi utilizada na vacinação de profissionais de saúde e idosos mossoroenses. A expectativa é que na próxima semana, venham para Mossoró 610 doses da Coronavac.

Etevaldo afirma que a ideia é não manter vacina parada: “Vamos ter a próxima semana para terminarmos a vacinação dos idosos de 85 a 89 anos e depois havendo disponibilidade de vacinas, devemos passar a vacinar os idosos de 80 a 84 anos de idade, disse Etevaldo. Os agentes de saúde já tem o seu quantitativo de idosos das suas micro áreas e de acordo com este quantitativo o próprio agente vai estar agendando o atendimento desse idoso na UBS”, conclui.

Até agora, 12.787 pessoas já foram vacinadas na cidade. Este número muda constantemente devido à inclusão de mais dados, feita pelas salas de vacina na plataforma RN Mais Vacina.

Foto: Wilson Moreno (SECOM)

Postado em 25 de fevereiro de 2021