Mossoró/RN, 15 de Maio de 2021

Governo Allyson repete Rosalba e arranca barracas de camelôs na calada da noite; Secretaria fala em organização; veja vídeo

O governo do prefeito Allyson Bezerra deu mais uma volta no tempo para repetir ação já praticada pela ex-prefeita Rosalba Ciarlini. Na noite desta terça-feira (20), a Prefeitura de Mossoró arrancou barracas de camelôs que estavam instaladas no Mercado do Vuco-Vuco. A então prefeita Rosalba já havia feito algo do tipo em 2020, só que o alvo estava na Rua Coronel Gurgel.

Voltando mais no tempo, Francisco José Júnior também desencadeou ação contra os ambulantes, em 2015. em uma manhã em que Mossoró parecia estar em guerra. Várias barracas foram retiradas, mas foram reinstaladas depois. A ação virou até motivo de piada, diante da solução apresentada pelo então prefeito: distribuir os comerciantes por alguns pontos da cidade em espaços reduzidos, um quadrado de um metro ou menos.

Em nota, a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo disse que a retirada das barracas “melhora organização no Vuco Vuco” (veja a nota assinada pelo secretário Brenno Queiroga na íntegra no final do texto).

Então, se o objetivo é organizar, a Prefeitura fará a mesma retirada de barracas da Coronel Gurgel, do Mercado Publico Central e demais ruas do Centro? Ou essa organização se limita ao Vuco Vuco e por qual motivo se limita ao Vuco Vuco? O que os comerciantes do Vuco Vuco têm para serem atendidos num pedido de retirada de ambulantes que os demais, da Coronel Gurgel, do Mercado Público…, não têm?

Essa peleja é antiga. Em 2019, a gestão Rosalba afirmou ter um projeto para acabar com esse problema. Se tinha, até hoje ninguém viu.

A ação desta terça-feira pode até agradar os comerciantes “oficiais” do Vuco Vuco, mas não resolve o problema e deixa claro que foi uma medida apenas para atender a alguém ou a alguns e não ao povo de Mossoró.

O Governo Allyson começa de forma errada a sua relação com esse problema crônico.

Confira a nota da Prefeitura de Mossoró na íntegra:

Secretaria melhora organização no Vuco Vuco

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo concluiu a operação de remoção de boxes irregulares e outros “esqueletos” de boxes, colocados em 2021 no Mercado do Vuco Vuco.

Alguns, inclusive, bloqueavam calçadas, acesso a rampas para pessoas com deficiência e sistema de esgotamento sanitário.

Portanto, a remoção garante acessibilidade, melhora a circulação de pessoas e a organização do mercado, entre outros benefícios.

A secretaria já havia notificado responsáveis para retirada das barracas fora do padrão, que, contudo, continuavam a se multiplicar.

Os boxes foram colocados na virada do ano novo, e alguns estavam sendo vendidos. Usar o patrimônio público para venda é ilegal.

A operação também atendeu apelo dos comerciantes do Vuco Vuco que trabalham há anos no mercado de maneira legalizada.

Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo

Brenno Queiroga – Secretário

Mossoró, terça-feira, 20 de abril de 2021

Confira vídeo publicado nas redes sociais pelo vereador Pablo Aires:

Postado em 21 de abril de 2021