Mossoró/RN, 16 de Outubro de 2021

Deputada Isolda solicita ampliação da campanha Junho Vermelho

A deputada estadual Isolda Dantas (PT) apresentou à Assembleia Legislativa nesta terça-feira (15) um requerimento solicitando à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap/RN) a ampliação da Campanha Junho Vermelho, sobre a importância da doação de sangue. Isolda pede que a campanha seja mais divulgada para incentivar as pessoas a doarem sangue.

Órgãos estaduais de saúde já informaram que há um volume baixo de estoque e doação que coloca as instituições de coleta de sangue em estado extremamente crítico, o que demanda que sejam tomadas maiores providências para a ampliação da campanha no sentido de divulgar e incentivar a participação. “A gente sempre conhece alguém próximo ou não que precisa de doação de sangue. Com a pandemia, caiu o número de doação, então precisamos fortalecer este ato que também é de luta pela vida”, disse a deputada.

A campanha Junho Vermelho foi criada em 2015 e estendida pelo Ministério da Saúde para todo o país e tem como objetivo incentivar o espírito de solidariedade quanto à doação de sangue, conscientizando a população de que é um ato de amor ao próximo e que salva vidas.

O mês de junho já é considerado o período de maior escassez nos estoques de sangue por registrar uma diminuição no número de doadores no Brasil. Com a pandemia da Covid-19, em 2021 a campanha se faz ainda mais necessária, uma vez que, com o isolamento social, há uma dificuldade ainda maior de doação de sangue espontânea.

Postado em 15 de junho de 2021