Mossoró/RN, 28 de Novembro de 2021

Festival apresenta obras e conversas inspiradas na natureza

O Festival ManiFesta é uma das ações do Programa Museal Jornada no Bosque. O evento reúne quatro coletivos e produtores culturais da cidade de Natal/RN em “Imersões Criativas” para pensar e manifestar suas artes inspirados pela natureza do Parque das Dunas. Também como parte da programação,  o “Ciclo de Conversas Sombra e Água Fresca” convida para  novos conhecimentos durante oito encontros reflexivos inspirados pelo eixo central “A Natureza cura”. O Festival ManiFesta acontece de 19 a 26 de junho, sempre às 19h, no canal do Jornada do Bosque, no Youtube.

Neste festival multilinguagem, artistas e profissionais de distintas áreas expressam seus cantos, sons, falas e poéticas. As obras dialogam sobre o cenário contemporâneo de pandemia e os desafios interconectados entre saúde, cultura e natureza. Maurício Panella,  idealizador do Programa Jornada no Bosque e curador do ManiFesta, conta que “o encontro entre e com vozes pensantes e artísticas do ManiFesta convida a honrar com leveza e sabedoria nosso precioso tempo de vida em conexão com a natureza de nossos distintos territórios”.

As imersões criativas vivenciadas e produzidas na natureza do Parque das Dunas é um canal de conexão a ser potencializado com o público.  “O que estamos manifestando nas conversas, debaixo dessa sombra e tomando uma água fresca, são impressões, reflexões e entendimentos profundos sobre nosso pertencimento ao mundo”, completa Maurício Panella.

Programação

O ManiFesta tem como atrações de imersões criativas as obras: Segredos da Terra – 19 de junho, 19h (Ana Claudia Viana, Iyalê, Kleber Moreira, Maurício Panella e louceiras de Sobrado); Rito – 20 de junho, 19h (Skarimbó); Jornada do Piruá – 25 de junho, 19h ( Palhaço Piruá) e a projeção Mapeada na Casa Mãe Terra, “Regeneração” – 26 de junho, 19h (Maurício Panella, Will Monteiro e Dj Tinoc). 

Para as conversas “Sombra e Água Fresca, temos os convidados: Catarina Dukan – 19 de junho, 19h; Anderson Lopes – 20 de junho, 19h; Rita Mendonça – 21 de junho, 19h; Eduardo Sarmento – 22 de junho, 19h;  Daiara Tukano – 23 de junho, 19h; Leonardo Moraes – 24 de junho,19h e Nadam Guerra – 25 de junho, 19h. Os mediadores Maria Eugenia Salcedo e Maurício Panella encerram os ciclos de conversas com um apanhado e reflexões, no dia 26 de junho, 19h.

O ManiFesta conta com o patrocínio do Governo do Rio Grande do Norte, através da Lei Federal Aldir Blanc. O Programa Jornada no Bosque foi aprovado nesta edição na Lei municipal de Incentivo à Cultura Djalma Maranhão, tem patrocínio da Prefeitura do Natal, e conta com incentivo da Unimed Natal, apoio do Governo do Estado do RN, Idema , Parque das Dunas e Sebrae-RN. Uma realização do Estúdio Casadágua.

Saiba mais sobre o Jornada no Bosque

O Jornada no Bosque – A Natureza Cura é um programa museal desenvolvido pelo Casadágua – Instituto e Estúdio de Criação que difunde o patrimônio cultural e natural na cidade de Natal e do Brasil por meio da criação de produtos artísticos e pela coordenação de atividades pedagógicas e interativas. Tem como foco o fortalecimento da imagem do Parque das Dunas como uma importante Unidade de Conservação e também como um espaço museológico e artístico. Aprovado na Lei municipal de Incentivo à Cultura Djalma Maranhão, tem patrocínio da Prefeitura do Natal, e conta com incentivo da Unimed Natal, apoio do Governo do Estado do RN, Idema, Parque das Dunas e Sebrae-RN. 

Postado em 15 de junho de 2021