Mossoró/RN, 28 de Novembro de 2021

Festival 4 Cantos apresenta a diversidade da Cultura Popular do RN em edição online

Enquanto as ações presenciais ainda estão sem previsão de volta, o Festival 4 Cantos chega pra enaltecer a força da Cultura popular que é transmitida de geração em geração, nascida dos costumes e tradições de um povo.

O festival reúne artistas que representam algumas das mesorregiões do Estado do Rio Grande do Norte, integrando e aproximando através da música, e criando uma conexão entre as regionalidades que se manifestam através dos ritmos e peculiaridades da formação cultural que cada mesorregião possui. “Sentia falta de ver essa representação da cultura popular nos espaços midiáticos que estão sendo utilizados enquanto não estamos vivendo uma vida normal. É até difícil encontrar registros desses grupos, e não podemos deixar que a arte do povo fique esquecida”, comenta Byanca Vanderlei, produtora do projeto.

Representando o Leste Potiguar o grupo Coco de Zambê traz uma tradição com mais de 400 anos que surgiu em meio as dores da escravidão, onde dançar e cantar era alento, e foi ensinado de pai para filho, e ainda nos dias de hoje, em Tibau do Sul no distrito de Cabaceiras, o Mestre Geraldo perpetua os saberes e a cultura dessa dança e música para seu povo.

No Oeste Potiguar a banda Coisa Luz, formada só por mulheres com influências afro-brasileiras e indígenas, sustentam a força, coragem e ancestralidade dos antepassados que existiam na cidade de Mossoró e que estão presentes em cada música do seu novo trabalho chamado “Afroameríndia”.

E fechando a programação com os representantes do Agreste Potiguar, os violeiros repentistas Ronaldo e Chagas, diretamente da cidade de Santa Cruz, trazem a poesia improvisada, o verso elaborado na hora, a disputa em cantoria e a criatividade em cima de qualquer tema escolhido. É a tradição de transformar em métrica ritmada tudo o que veem pela frente, mas principalmente apresentando a vida do nordestino trabalhador e de fé.

Não é só um Festival de música, mas um passeio na memória para relembrar tradições e mostrar a força e história do povo potiguar, e tudo isso sem sair de casa. O Festival 4 Cantos vai ao ar no Sábado (26/02), a partir das 19h no youtube (canal 4Cantos), por meio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Fundação José Augusto e do Governo Federal, através da Secretaria Especial da Cultura e do Ministério do Turismo. Todos os shows ficarão disponíveis após a exibição.

Postado em 24 de junho de 2021