Mossoró/RN, 05 de Dezembro de 2021

Mossoró inicia busca ativa por pessoas que deixaram de tomar segunda dose de vacinas contra a Covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou um trabalho de busca ativa dos mossoroenses que estão com a segunda dose da vacina contra a Covid-19 em atraso. A iniciativa visa reduzir a quantidade de pessoas que só tomaram a primeira dose, mas não compareceram ainda para encerrar o ciclo de imunização.

O trabalho da busca ativa inclui os agentes comunitários de saúde nos bairros. Eles estão indo até as casas e identificando os casos. A cada identificação, os agentes conversam com as pessoas e descobrem a motivação para o não comparecimento aos pontos de vacinação.

“É um trabalho de convencimento e de esclarecimento. Orientamos as pessoas dizendo que elas ficam muito mais protegidas quando tomam a segunda dose e encerram a imunização como ela é preconizada. A vacinação impede que os casos sejam graves e reduz as internações nos hospitais”, disse Morgana Dantas, secretária municipal de Saúde.

Em Mossoró, os agentes já descobriram que boa parte dos atrasos se dá em virtude de doenças. “Muita gente explicou que vai ainda tomar a segunda dose e que não tomou dentro do prazo porque contraiu a Covid-19 ou outra doença. Logo, foi necessário aguardar a recuperação”, explicou a secretária.

No município, as equipes atuantes nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) seguirão intensificando a busca pelos atrasados. Vale lembrar que não tem faltado vacinas para a D2 (segunda dose) nos pontos de vacinação, inclusive nas próprias UBSs.

Segundo a secretária de Saúde, nos casos onde há a impossibilidade ou uma grande dificuldade da pessoa se dirigir ao local de vacinação, a própria equipe da UBS leva o imunizante para aplicá-lo na pessoa identificada.

Foto: Allan Phablo / PMM

Postado em 26 de agosto de 2021