Mossoró/RN, 23 de Outubro de 2021

Parceira realiza limpeza e recuperação de mata ciliar no rio Piranhas–Açu

Na manhã desta quinta-feira (23) a equipe técnica do Projeto Vale Sustentável em parceria com a prefeitura municipal de Carnaubais, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Piancó-Piranhas-Açu (CBH-PPA), Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Rio Grande do Norte (FETARN), professores da rede pública de ensino e grupo de voluntários realizaram ações de limpeza e recuperação de mata ciliar no rio Piranhas–Açu, no trecho que corta o município de carnaubais.

Estiveram presentes representantes das secretarias de Obras,  Educação, Meio Ambiente e Agricultura, Recursos Hídricos, Cultura, Juventude, Turismo e Esportes, Saúde, Trabalho, Habitação e Assistência Social e do Gabinete, além da Polícia militar e Vigilância Sanitária do município.

A ação que tem como objetivo estimular e conscientizar a população local da necessidade de preservação dos recursos naturais, iniciou-se às 7h da manhã e contou com a participação de 100  voluntários. Na ocasião foram retirados resíduos sólidos como: latinhas de bebidas, garrafas de vidros, sacos plásticos, roupas, latas de leite e de tinta, fraldas descartáveis, vidros, ferro, capô de carro, tambor, pedaços de móveis, placas de zinco, além de outros produtos de uso doméstico.  

Para aprimorar a atividade, o Projeto Vale Sustentável realizou a recuperação de um trecho de mata ciliar com o plantio de 100 mudas nativas de espécies como Oiticica e Carnaubeira.

 As matas ciliares compreendem a vegetação localizada em áreas situadas nas proximidades de cursos d’água, como o rio Piranhas-Açu importante manancial que corta os Estados da Paraíba e Rio Grande do Norte sendo responsável pelo abastecimento de dezenas de cidades nos respectivos estados.

Para o coordenador geral, Elisângelo Fernandes, a ação de limpeza e recuperação de mata ciliar na Bacia Hidrográfica dos Rios Piancó-Piranhas-Açu contribuirá para a preservação desse importante manancial que atende o abastecimento humano, a dessedentação animal e o desenvolvimento da agricultura. Além disso, essa ação educativa se tornará referência para a população local e para outros municípios que fazem parte da Bacia.

O projeto é uma realização da ANEA, com o patrocínio da Petrobras por meio do programa Petrobras socioambiental.

Postado em 26 de setembro de 2021