Mossoró/RN, 05 de Dezembro de 2021

Vacina da Pfizer é liberada para quem tomou a 1ª dose da Oxford há 90 dias

A partir de amanhã (28) o programa Mossoró Vacina vai iniciar a aplicação de doses da Pfizer para compor a 2ª dose de quem tomou a 1ª dose da Oxford há 90 dias. A decisão visa completar o esquema vacinal de quem aguarda pelas doses da Oxford, imunizante que está em falta no município desde a sexta-feira (22).

O anunciou foi feito agora pouco pelo coordenador municipal de imunizações Etevaldo Lima. A liberação do intercâmbio de vacinas foi feita na tarde de hoje através de uma nota técnica emitida pela Secretaria Estadual da Saúde Pública (SESAP) para os municípios do Rio Grande do Norte. Segundo o comunicado, a medida visa atender as pessoas que tomaram a 1ª dose da vacina da Oxford, já completaram 90 dias e estavam aguardando a chegada do imunizante para tomar a 2ª dose.

A vacinação da Covid acontece no ginásio do Sesi das 8h às 16h de segunda a sábado e nos domingos e feriados no Ginásio de Esportes Pedro Cialine. Estão sendo vacinados, adolescentes a partir de 12 anos, 2ª dose para o público em geral e dose de reforço para idosos acima de 60 anos e para os profissionais da saúde que completaram seu esquema vacinal há cinco meses.

INTERCÂMBIO

A troca entre os imunizantes ou intercâmbio de vacinas para a aplicação da segunda dose, foi aprovado pelo Ministério da Saúde e pelo PEI (Plano Estadual de Imunização) e Comitê Científico do Estado, além da OMS (Organização Mundial da Saúde). A troca já era autorizada em casos específicos como o das grávidas que receberam a primeira dose da AstraZeneca.

Foto: Allan Phablo (Secom/PMM)

Postado em 27 de outubro de 2021