Mossoró/RN, 28 de Novembro de 2021

Mossoró recebe Feira Afro e Étnico-Racial no Dia da Consciência Negra

Expoente cultural e referência do movimento negro organizado, o Oeste potiguar vai receber, neste sábado (20), a Feira Afro e Étnico-Racial, promovida pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH) e diversos parceiros. A ação faz parte da I Semana Estadual da Igualdade Racial e será realizada das 8h às 17h na Estação das Artes, em Mossoró. O objetivo é estimular o afroempreendedorismo, potencializar a produção de organizações representativas do movimento negro, além de fazer chegar aos mossoroenses produtos fabricados em diversas regiões do estado.

“O afroempreendedorismo é uma ação essencial, importantíssima para a população negra, considerando que boa parte são trabalhadoras e trabalhadores que não estão no mercado de trabalho formal e tem sua geração de renda a partir da informalidade. É também uma forma de aproximar os mais diversos grupos populacionais negros do estado, potencializando as ações que já vêm sendo realizadas em seus territórios”, explica a coordenadora de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da SEMJIDH, Giselma Omilé.

A Feira Afro e Étnico-Racial em Mossoró acontece no Dia da Consciência e se soma a outras iniciativas promovidas por organizações do movimento negro, dos povos e comunidades de matriz africana e afro-ameríndia no município. Na ocasião, será entregue ainda a Comenda Jatobá, que irá homenagear 20 personalidades negras, instituições e profissionais de destaque na promoção da igualdade racial. Suas indicações foram referendadas pelo Conselho Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (CONSEPPIR).

“O Governo do Estado tem atuado em diversas frentes, desde o enfrentamento ao racismo, passando pela proteção social – especialmente nesse momento de pandemia – até  a promoção de políticas e ações afirmativas que valorizem a história e expressões culturais dessas populações, historicamente invisibilizadas. E a I Semana Estadual da Igualdade Racial é um exemplo disso. Um momento para integrar, potencializar e aproximar o Poder Público dos diversos grupos e seus territórios, descentralizando e interiorizando a política”, destacou a titular da SEMJIDH, vereadora Júlia Arruda.

Encerrando a programação do Dia da Consciência Negra em Mossoró, shows de artistas negros e negras, além do Fórum de Terreiros e da tradicional Louvação ao Baobá, que ocorre há 18 anos na cidade. “Será um momento muito importante e de muito significado para a cidade que se orgulha de ser uma das primeiras a abolir a escravatura no país. Um momento de grande visibilidade e representatividade para a cidade em seus festejos à cultura negra e afro-brasileira”, comemorou Eliane Anselmo, pró-reitora adjunta de Extensão da Universidade do Estado do RIo Grande do Norte (UERN) e coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI).

A I Semana Estadual da Igualdade Racial é uma realização do Governo do RN, por meio da Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH), e conta com as parcerias da UERN, Fundação José Augusto, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (SEDRAF), Secretaria Estadual de Saúde (SESAP), Secretaria Estadual de Trabalho, Habitação e Assistência Social (SETHAS), e apoio do SEBRAE, da Prefeitura de Mossoró, do CONSEPPIR, do Fórum de Comunidades Tradicionais de Terreiros de Matriz Afro-Ameríndia de Mossoró e do Centro Feminista 8 de Março.

Postado em 18 de novembro de 2021