Mossoró/RN, 29 de Novembro de 2021

Grupo A Máscara de Teatro realiza hoje projeto Leitura de Quinta Cultura Popular

Prestigiar o artista local, enaltecer a cultura popular e exaltar a literatura mossoroense e potiguar, esses são os objetivos do projeto Leitura de Quinta Cultura Popular do grupo A Máscara de Teatro. Nesta nova imersão, o coletivo apresenta ao público quatro programas com textos de escritores da literatura potiguar, interpretados por jovens artistas que trazem histórias, contos, memórias dos homenageados, sob a condução cênica de Jeyzon Leonardo e Luciana Duarte.

Os homenageados pelo grupo serão Dulce Cavalcante, escritora mossoroense, membra da Academia Feminina de Letras e Artes de Mossoró. O poeta cordelista integrante da Academia Brasileira de Cordéis, Antonio Francisco. O escritor e dramaturgo de Mossoró, professor Marcus Vinícius. E, o escritor, cronista potiguar, o macaibense Júscio Marcelino. “O nosso grande objetivo neste trabalho é aproximar todos os mestres e mestras, nos quais a Máscara se nutre para realizar este trabalho. Todos aqueles e aquelas que fazem da palavra o encantamento e a doçura. Essa é nossa homenagem aos grandes escritores, mas acima de tudo é um presente ao público”. Destacou o artista e encenador Jeyzon Leonardo.

Em cena estão doze artistas, jovens que estão participando do laboratório de corpo e encenação da Máscara de Teatro, realizado sempre no final das tardes de sábado, na nova sede do grupo, à Rua Antonio Vieira de Sá, 156. É neste espaço que foi montado e gravado o programa que estreia quinta-feira (25/11) às 20:00 h, ao vivo, no canal da Máscara de Teatro (https://www.youtube.com/c/AM%C3%A1scaradeTeatro01) no youtube, com a exibição da leitura do texto de Dulce Cavalcante. Todos estão convidados a participar e interagir com a equipe do grupo e com o elenco.

LEITURA DE QUINTA – WEB PROGRAMA

O web-programa é um sucesso na internet, apresentado em 2020 como uma alternativa cultural às ‘lives’ exibidas na rede mundial de computadores. Contou com participações importantes como as cantoras Katharina Gurgel e Khrystal, os professores e estudiosos Esdras Marckezan e Ailton Siqueira, a atriz cearense Silviane Lima e o ator maranhense Lauande Aires, além do cantor André da Mata e o jornalista e biógrafo Bruno Cavalcante.  “Fizemos ao todo trinta e três programas, quando o objetivo era que fizermos apenas quatro e fomos observando a necessidade de ir além e fazer mais, tínhamos que deixar a nossa marca na cultura, mas acima de tudo na formação literária de nosso público. É como dizia Drummond, ‘A leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas, por incrível que pareça, a quase totalidade não sente esta sede’, não podemos deixar as pessoas morrerem de sede”, destacou a diretora Luciana Duarte.

FICHA TÉCNICA

Elenco: Igor Calado, Linkon Carpino, Estela Marques, Manu Marques, Fernanda Fernandes, Nathalia Pinheiro, Edykarla Rebouças, Helen Lima, Júlia Medeiros, Thaina Fernandes e Kinkin.

Preparação de Elenco: Jeyzon Leonardo e Luciana Duarte.

Captação de Imagens: Anderson Silva e Andreilson de Castro.

Apoio e Audio: Lucas Ferreira.

Edição: Andreilson de Castro.

Patrocínio:  Este projeto foi montado com recursos da Lei Audir Blanc da PMM.

SERVIÇO

Estreia: Quinta-feira – 25/11, às 20:00 h

Local: Canal da Máscara de Teatro no Youtube –

www.youtube.com/c/AM%C3%A1scaradeTeatro01

Homenageados: Dulce Cavalcante, Marcus Vinicius, Júscio Marcelino e Antonio Francisco.

Postado em 25 de novembro de 2021