Mossoró/RN, 21 de Janeiro de 2022

Cia A Máscara de Teatro leva a magia do Natal a instituições beneficentes

Um percurso de arte vem colorindo Mossoró, a Cia A Máscara de Teatro circula por Mossoró apresentando os Duende de Natal, um recital que entrega declarações de amor e celebração a vida em instituições públicas de amparo e assistência social e organizações sem fins lucrativos, que prestam serviço na cidade. As apresentações da esquete teatral acontece durante o horário normal de atividades dos locais visitados, sendo realizada dentro da programação das confraternizações ou no expediente diário. “Nós chegamos invadindo com amor, com emoção e com arte” destaca o diretor da esquete Jeyzon Leonardo. O trabalho é resultado de oficinas realizadas na sede da Máscara com jovens artistas mossoroenses, com incentivo do Prêmio Fomento de Incentivo às artes Mauricio de Oliveira – 2019, quando o grupo foi contemplado com o Prêmio de Música Maestro Batista.

Uma das apresentações foi realizada no Centro de Convivência do Idoso, no bairro Alto do São Manuel, durante a confraternização natalina da instituição. A alegria nas palmas que acompanhava as canções, o olhar atento às falas e a compreensão do texto deixavam nítido o encantamento e satisfação dos idosos com a mensagem natalina apresentada pelos artistas. Além do grupo de idosos, o espetáculo natalino Duendes do Natal, segue com apresentações marcadas na Liga de Apoio às Crianças com Câncer, Abrigo de Moradores de Rua de Mossoró, CAPs Álcool e Drogas, além de escolas públicas do município. “Eu acredito que o Natal pode ser todo dia, eu acredito que esta mensagem pode acalentar os corações sofridos pelo longo período de isolamento social e pela distância que a pandemia nos impôs”, finaliza a atriz Luciana Duarte.

A Responsabilidade Social da Máscara de Teatro

As oficinas realizadas pela Cia Máscara de Teatro em sua sede, localizada à avenida Antonio Vieira de Sá, 165, Nova Bethânia, a iniciativa busca levar música, poesia e iniciar jovens da comunidade nas atividades teatrais da cidade dando formação e proporcionando uma temporada de vivências em múltiplos espaços e dinâmicas. Para a atriz e pedagoga Luciana Duarte “esse é o momento de celebrar a vida e viver o ofício teatral de forma prática e por todos os lados possíveis, além da atuação e da música instalada na performance há uma preocupação de apresentar outras funções do teatro a esses jovens e permitir a experimentação também nos bastidores. Jeyzon Leonardo ator e professor destaca que “o teatro se faz todos os dias, mesmo nos silêncios cotidianos, sem pó e brilho a muita poeira e trabalho. Um texto por escrever, uma foto para publicar e alimentar as redes sociais, o planejamento de apresentações e estratégias de montagens para que a companhia continue resistindo, é importante que quem ama o teatro ame por completo”. Anderson Silva é um dos jovens que vem acompanhando A Máscara de Teatro nessa nova jornada, aluno e técnico ressalta essa importância “estou muito feliz em aprender com eles, e essa troca de funções ajuda sim a entender um pouco do que é uma companhia de teatro por dentro. Tem vez que estou no tirando fotos outras estou tocando e apresentando. Tem sido uma experiencia incrível.

Postado em 22 de dezembro de 2021