Mossoró/RN, 21 de Janeiro de 2022

Renovação de matrículas da rede municipal segue até hoje

Foto: Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM)

Iniciada na segunda-feira (3), será encerrada nesta sexta-feira (7) a etapa de renovação de matrículas da rede municipal de ensino. A Secretaria de Educação reforça que o processo é executado pelas próprias equipes das escolas e Unidades de Educação Infantil (UEIs), de forma 100% on-line, por meio do programa “Mossoró Digital”.

“Os pais não precisam se dirigir à escola. Essa é uma etapa executada pela própria escola ou UEI de forma automática, via sistema. Se o aluno vai permanecer na unidade, a própria unidade renova a matrícula”, destaca a secretária municipal de Educação, professora Hubeônia Alencar.

De acordo com a portaria que instituiu o calendário de matrículas (disponível AQUI), com exceção das turmas de finalização das etapas de Ensino, ou seja, Infantil II (Educação Infantil), 5º ano e 9º ano (Ensino Fundamental) e 4º nível (Educação de Jovens e Adultos – EJA), quando a unidade em que as crianças/alunos estudam não dispõe do ano subsequente, a matrícula deverá ser efetivada, via transferência a pedido de pais e/ou responsáveis. A etapa de transferência acontece de 10 a 14 de janeiro.

Pela primeira vez na história, a rede municipal de ensino de Mossoró dispõe de um sistema 100% digital para a realização das matrículas. Iniciado no dia 22 de dezembro de 2021, o calendário vem sendo cumprido com tranquilidade. “A grande novidade deste ano é que as matrículas estão acontecendo em toda a rede e em todas as etapas de modo 100% on-line. Isso é histórico e proporciona dignidade a pais e mães de alunos que não precisam mais enfrentar filas para conseguirem uma vaga para seus filhos”, acrescenta a secretária Hubeônia Alencar.

Conforme balanço parcial da Secretaria Municipal de Educação, foram realizadas mais de 100 solicitações de vagas de novos alunos com deficiência, incluindo estudantes que irão ingressar na rede por meio da UEI Nova Mossoró, recém-criada. “A educação de Mossoró entrou na era digital. Isso é trabalho. Isso é gestão. Isso é compromisso com a educação”, conclui Hubeônia Alencar.

ETAPAS

Confira todas as etapas do calendário de matrículas da rede municipal de ensino:

– Alunos novatos com deficiência, TEA ou Altas Habilidades/Superdotação (de 22 a 26 de dezembro de 2021);

– Alunos novatos com deficiência, TEA ou Altas Habilidades/Superdotação – UEI Nova Mossoró (de 27 a 31 de dezembro de 2021);

– Renovação (realizada pela própria unidade de ensino, por meio do SIGEduc, de 3 a 7 de janeiro de 2022);

– Transferência (de 10 a 14 de janeiro de 2022);

– Matrícula de novos alunos (de 17 a 23 de janeiro de 2022).

Todos os detalhes sobre o calendário de matrículas da rede municipal de ensino estão disponíveis AQUI.

Postado em 6 de janeiro de 2022