Mossoró/RN, 16 de Maio de 2022

Governo e Sinte não avançam em negociação por reajuste do piso

o Governo do Estado e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (Sinte/RN) se reuniram novamente, nessa quinta-feira (10), mas ainda não houve avanço nas negociações para reajuste do piso do magistério.

Segundo o Sinte/RN, o Governo retirou a nova proposta para atualizar o Piso Salarial 2022, apresentada ontem. A retirada aconteceu após o Sindicato exigir a totalidade da correção, conforme deliberado pela Rede Estadual na última Assembleia. Considerada insuficiente pelos sindicalistas, a nova proposta consiste em implementar em março os 33,24% e o retroativo a janeiro e fevereiro para os professores no início de carreira; 13% para os demais.

Contudo, o Sinte/RN cobrou do Governo a apresentação de todo o percentual até o final do ano.

Sem avanço, uma nova audiência foi agendada para segunda-feira (14), às 10h. No mesmo dia, acontece a Assembleia que poderá deflagrar greve na Rede Estadual. O encontro da categoria acontece antes da audiência, às 8h. A Assembleia será paralisada antes da audiência e retomada à tarde, em horário a ser definido.

Também foi marcada pelo Governo uma reunião, na quarta-feira (16), às 11h, entre a assessoria jurídica do Sinte/RN e a Controladoria do Estado para tratar da correção.

Segundo o Governo, o pagamento do piso nacional do magistério já foi garantido pela governadora Fátima Bezerra durante leitura da mensagem anual, no dia 2 de fevereiro.

ATO

Um ato foi realizado pelo Sinte/RN em frente à SEEC (Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer) durante toda a tarde de ontem para pressionar o Governo.

Postado em 11 de fevereiro de 2022