Mossoró/RN, 16 de Maio de 2022

TRE-RN recebe 1.300 novas urnas eletrônicas para Eleições 2022

Nesta segunda-feira (14), o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) recebeu 1.300 novas urnas eletrônicas modelo 2020 (ano em que foram definidas as especificações), que serão usadas nas próximas eleições, no dia 2 de outubro. Ainda está prevista a entrega de mais 2.296 urnas neste mês de fevereiro. Ao todo, o TRE-RN vai receber 3.596 novas urnas eletrônicas que serão utilizadas nas Eleições 2022.

Entre as principais novidades que apresentam as novas Urnas Eletrônicas modelo 2020, em comparação com o modelo anterior (último era de 2015), estão: novo terminal dos mesários, que agora apresenta tela LCD totalmente gráfica, sem teclado físico e superfície sensível ao toque; processador do tipo System on a Chip (SOC), o que torna a urna 18 vezes mais rápida que o modelo 2015; nova bateria do tipo Lítio Ferro-Fosfato que exige menos custos de manutenção.

Este novo modelo apresenta várias funcionalidades em termos de acessibilidade, uma voltada para pessoas com deficiência visual e outra para pessoas com deficiência auditiva. A sintetização de voz foi aprimorada para as eleições de 2022. Agora também serão falados os nomes de suplentes e vices e será possível cadastrar um nome fonético. Além disso, será incluída uma apresentação de um intérprete de Libras na tela da urna, para indicar quais cargos estão em votação. As novas urnas eletrônicas estão mais modernas e mais seguras e permanecem sem nenhuma conectividade com a internet.

A renovação do parque de urnas faz parte do plano estratégico do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que atualiza os equipamentos a cada dez anos. Os novos equipamentos irão representar um pouco mais de 40% do parque de urnas do TRE-RN.

Para as próximas eleições, os modelos de urnas mais antigos a serem utilizados são de 2009, uma vez que os modelos anteriores a esse já não se adaptam aos novos recursos de tecnologia que foram sendo incorporados ao longo do tempo. É importante lembrar que os modelos antigos são descartados de forma ambientalmente correta pela Justiça Eleitoral.

Postado em 15 de fevereiro de 2022