Mossoró/RN, 08 de Dezembro de 2022

IDIARN fiscaliza aplicação e uso indevido de agrotóxicos

Equipes técnicas do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (IDIARN) fiscalizaram esta semana a aplicação e o uso indevido de agrotóxicos em Doutor Severiano, Coronel João Pessoa, Venha Ver e Marcelino Vieira. Uma denúncia pública levou os técnicos aos municípios da região do Alto Oeste Potiguar.

“As atividades têm como principal objetivo verificar se os aplicadores estão utilizando os produtos da maneira correta”, esclarece o Diretor de Defesa e Inspeção Sanitária Vegetal, Magnos Lacerda. “Durante a fiscalização, nossas equipes solicitam o receituário agronômico que deve, obrigatoriamente, ser assinado por um agrônomo, comprovando que o produto foi comprado em uma loja registrada no IDIARN”, completou. 

Além disso, o produto deve estar armazenado de forma correta na propriedade. O aplicador deve fazer uso do Equipamento de Proteção individual-EPI adequado, respeitar o prazo de reentrada na plantação depois de pulverizado, fazer a tríplice lavagem da embalagem vazia e devolver no local indicado no ato da compra, respeitando o tempo carência para a colheita.

O IDIARN ressalta ainda que os produtos agrotóxicos utilizados no Estado precisam ser cadastrados no Órgão pelos fabricantes e comercializados por lojas registradas no IDIARN. Todas as informações sobre agrotóxicos podem ser conferidas no site: www.idiarn.rn.gov.br.

Postado em 25 de fevereiro de 2022