Mossoró/RN, 29 de Setembro de 2022

Governo do Estado e 3R Petroleum criam grupo de trabalho para fortalecer produção de petróleo

Foto: Sandro Menezes

A governadora Fátima Bezerra autorizou na tarde desta quarta-feira (16) a instituição de um grupo de trabalho com representantes do Governo do Estado e da empresa 3R Petroleum SA que está assumindo 80% das instalações da Petrobras no Rio Grande do Norte. O objetivo é destravar e agilizar procedimentos para o fortalecimento da produção de petróleo e gás com geração de oportunidades de trabalho, empregos e novos investimentos na cadeia produtiva do setor.

“Nosso Governo é pautado no diálogo e na transparência e mantém relacionamento de confiança junto aos vários segmentos sociais e empresariais. Queremos tornar o RN competitivo e atrativo para favorecer a geração de empregos e novos investimentos. Para isso, modernizamos a política de incentivos fiscais e promovemos parcerias em prol do desenvolvimento, com diálogo permanente”, afirmou a governadora ao receber os dirigentes Ricardo Savini, Presidente da 3R Petroleum SA, Edmundo Marques, Diretor de Relações Institucionais e Gestão de Parcerias, Werceny Cardoso, Gerente de relações Governamentais, Sabrina Netto, Gerente de Comunicação e Responsabilidade Social e Hugo Repsold, Diretor de Gás e Energia Corporativo.

Fátima Bezerra enfatizou que, ao instituir o grupo de trabalho, o Estado busca tomar decisões ágeis, inclusive em relação aos licenciamentos ambientais. “Queremos um trabalho integrado para trazer mais desenvolvimento, fortalecer a cadeia produtiva e proporcionar mais empregos para a população. Vocês fiquem tranquilos porque, no RN, o Governo é parceiro e aliado do empreendedor”, reforçou.

O presidente Ricardo Savini informou que a empresa iniciou a transição operacional com a Petrobras e está realizando planejamento estratégico. “Nossos diretores têm forte experiência na revitalização de campos maduros de óleo e gás em toda América Latina. Aqui no RN vamos assumir os polos Macau, Areia Branca, Pescada e Arabaiana, Fazenda Belém e Canto do Amaro”, informou.

A 3R Petroleum é uma empresa brasileira de capital aberto. Em reservas é a maior empresa privada do setor no país, com o polo potiguar vai dobrar sua produção e reservas, e já é o maior produtor de gás natural no RN. A empresa também pretende manter a refinaria Clara Camarão e o parque de distribuidoras em Guamaré. O objetivo é chegar a produzir 60 mil barris em 2026. Hoje a produção é de 20 mil barris. “60% da nossa produção virá da bacia potiguar”, disse Savini. No campo social, a empresa atua com ações no combate à fome, incentivo ao esporte e educação, programas de ajuda humanitária e prevenção de doenças.

Por solicitação da governadora, a empresa se comprometeu a instalar representação administrativa em Mossoró. “Isto é importante para agilizar a tomada de decisões junto ao governo e à cadeia de produção”, justificou Fátima Bezerra.

Acompanharam a governadora na reunião com os dirigentes da 3R Petroleum o vice-governador, Antenor Roberto; os secretários Aldemir Freire (Seplan) e Carlos Eduardo Xavier (SET), Sílvio Torquato, adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec); Hugo Fonseca, coordenador de desenvolvimento energético da Sedec; a presidente da Potigás, Larissa Dantas; Emile Safieh, diretor da Potigás; Regina Coelli, subcoordenadora de licenciamento e controle ambiental da Potigás, e Marcílio Lucena, diretor administrativo do Idema.

Postado em 17 de março de 2022