Baraúna: Mizu recebe licença para operar a maior mina de calcário do RN

A fábrica de cimento Mizu recebeu do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema a Licença de Operação (LO) para a mina de calcário da indústria. Localizada na Cidade de Baraúna, a mina possui uma área de 182,81 hectares, sendo a maior do estado. A licença tem validade de seis anos.
O calcário é a principal matéria prima utilizada para a fabricação de cimento, e a mina tem fundamental importância em todo o processo de produção. Também denominada de Mina Velame II, o empreendimento é responsável pela geração de 70 empregos diretos, de um total de 370 empregos gerados pela fábrica.
Dentre as condicionantes estabelecidas na Licença, está que o empreendedor deve adotar um sistema de drenagem de águas pluviais eficiente, para evitar erosão e desmoronamentos na área de lavra e suas proximidades; assim como, encaminhar anualmente, os relatórios sobre a operação, e semestralmente, o monitoramento da implantação e execução dos Planos e Programas de Monitoramento Ambiental. Outra condicionante que se destaca é que o empreendedor é responsável pela preservação ambiental, devendo tomar medidas preventivas e de mitigação contra a ocorrência de acidentes/incidentes que possam causar danos, bem como controlar os impactos negativos em razão de sua atividade.