Mossoró/RN, 29 de Setembro de 2022

Deputada Isolda realiza 1º Seminário de estímulo à pesquisa sobre Cannabis Medicinal

A Deputada Estadual Isolda Dantas (PT) em parceria com o mandato da Deputada Federal Natália Bonavides (PT), da vereadora de Natal Brisa Bracchi, FAPERN e SESAP, realiza nesta quinta-feira (28), às 17h, no Auditório da Biblioteca Central da UFRN (BCZM) o 1º Seminário de estímulo à pesquisa sobre uso medicinal e industrial da Cannabis no RN.

Essa atividade é uma ação que contempla a lei 11.055 que valida o tratamento e estimula a pesquisa e divulgação de informações sobre a cannabis medicinal no RN. Esta lei é de autoria da deputada Isolda e foi sancionada pela governadora Fátima Bezerra em janeiro deste ano. Na Câmara Federal a deputada Natália Bonavides faz a defesa do projeto PL 399/2015 que regulamenta o uso medicinal e o cultivo de cannabis. 

De acordo com dados da Revista Uningá Review, de 2014, o remédio de cannabis controla ansiedade, irritabilidade, melhora o desenvolvimento psicomotor, diminui crises convulsivas em pacientes de autismo, câncer, depressão, ansiedade, fibromialgia, epilepsia e etc. No entanto, desde que o uso terapêutico de cannabis foi autorizado pela Anvisa em 2015, o medicamento tem um custo muito elevado, o que dificulta e impede o acesso de muita gente.

“Tenho muito orgulho de ter travado a batalha na ALRN para fazer um debate tão necessário na sociedade. A nossa lei que estimula pesquisa e informação sobre a cannabis medicinal no RN é uma luta da ciência contra o preconceito e a falta de informação para avançarmos no acesso à saúde e melhoria de condições de vida de milhares de pessoas que sofrem com alguns transtornos, síndromes e doenças”, diz a deputada Isolda.

O debate contará com a participação do Professor do Instituto do Cérebro da UFRN, Sidarta Ribeiro, Lyane Ramalho, secretária adjunta da SESAP, Jucirema Ferreira, representante da FAPERN, Mariana Muniz, Psiquiatra e Pesquisadora do Instituto do Cérebro e o especialista Felipe Farias, da Associação Reconstruir Cannabis de Natal/RN e a vereadora Brisa Bracchi (PT).

O evento é gratuito e aberto ao público geral. Aqueles que fizerem inscrição prévia receberão certificado. O link de inscrição se encontra nas redes da deputada @isoldadantaspt.

Postado em 26 de abril de 2022