Mossoró/RN, 29 de Setembro de 2022

Desconforto na região lombar afeta cerca de 80% da população brasileira

Dores musculares, desgaste prematuro na área relativa à parte posterior do tronco, hérnias de disco, artroses e discopatia são alguns dos problemas que podem ser ocasionados devido à má postura. A Organização Mundial da Saúde revela que 80% da população brasileira é afetada com desconforto na região lombar e somente a dor de cabeça supera esse incômodo. ”Sentar de qualquer jeito para trabalhar, assistir à televisão, estudar ou até mesmo para dirigir pode causar lesões na coluna”, explica o fisioterapeuta do Sistema Hapvida, César Virgílio. 

A recomendação, segundo o especialista, é intercalar as atividades da rotina com passeios dentro do ambiente profissional ou em casa mesmo. Este tipo de atitude pode prevenir que o sofrimento faça parte do dia a dia. ”As caminhadas são alternativas indicadas e podem ser feitas frequentemente. Inclusive, a prática de atividades físicas é também uma aliada para evitar algum problema ou disfunções nas costas”, afirma César Virgílio. Natação, hidroginástica, musculação ou pilates fazem parte da lista de exercícios aconselhados. 

O alerta fica para aqueles que costumam trabalhar sentado, pois ficar muito tempo nesta mesma posição prejudica o corpo. ”Em caso de problema de coluna anterior, dores intensas, dor crônica com alterações de força e sensibilidade na perna, associada a perda de peso ou febre, é importante buscar auxílio profissional.  É interessante lembrar que antes de iniciar uma rotina de treinos é importante que um especialista determine como deve realizar o que deseja”, explica Virgílio. 

Postado em 14 de maio de 2022