Mossoró/RN, 18 de Agosto de 2022

Farmacêutica diz que não há negociações comerciais para disponibilizar vacina contra a dengue primeiramente em Mossoró

A farmacêutica Takeda enviou comunicado ao PORTAL DO OESTE para informar que não há negociações comerciais com a Prefeitura de Mossoró para disponibilizar primeiramente a vacina contra a dengue desenvolvida pela companhia no município.

A companhia diz que a Secretaria de Saúde de Mossoró se colocou à disposição para ser a primeira cidade a receber o imunizante e observa que a vacina candidata não está disponível no mercado e, portanto, não há ainda planos para sua distribuição no Brasil.

Em 22 de julho último, a Prefeitura de Mossoró informou que a Takeda propôs que Mossoró fosse a primeira cidade do Brasil a iniciar a vacinação contra a dengue.

Confira o comunicado da Takeda na íntegra:

Comunicado à imprensa

Em relação às matérias divulgadas na imprensa local de Mossoró (RN) sobre a disponibilização da vacina candidata contra a dengue da farmacêutica Takeda, a companhia esclarece que:

·         A Secretaria de Saúde de Mossoró (RN) se colocou à disposição para ser a primeira cidade a receber o imunizante, mas não há negociações comerciais entre a Takeda e o Secretaria para disponibilizar primeiramente a vacina contra a dengue desenvolvida pela companhia no município, pois conforme afirmado na matéria o imunizante foi submetido à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e ainda está sendo avaliado pela agência reguladora. Dessa forma, a vacina candidata da Takeda não está disponível no mercado e, portanto, não há ainda planos para sua distribuição no Brasil.

·         Neste momento, enquanto a Takeda aguarda a aprovação da agência regulatória, não existe nenhuma atividade comercial em andamento. Todas as ações da empresa relativas à dengue são focadas apenas em promover a conscientização sobre a doença, seu entendimento e impacto de saúde pública.

·         Quanto à informação sobre o imunizante contra a dengue já disponibilizado no Brasil e mencionado pela imprensa, não se pode fazer comparações diretas, uma vez que não há estudo comparativo com a vacina candidata da Takeda.

·         Enquanto a candidata à vacina tetravalente da Takeda não for aprovada pela agência regulatória competente, não é possível fazer afirmações como as que foram divulgadas pela imprensa.

·         Pautada pelo propósito de servir às necessidades dos nossos pacientes, onde quer que estejam, a Takeda Brasil mantém diálogo constante com representantes e entidades do Governo, visando encontrar soluções que tenham um impacto contínuo e significativo para nossos pacientes.

·         A Takeda é uma companhia biofarmacêutica global com 241 anos de história, baseada em valores e orientada por P&D. Nos últimos 70 anos, a Takeda conta com um histórico excepcional e amplo conhecimento em desenvolvimento e fabricação de vacinas para proteger a saúde das pessoas no Japão, além de estar empenhada em prover acesso global para lidar com algumas das necessidades de saúde pública mais urgentes do mundo.

Atenciosamente,

Takeda no Brasil

Postado em 30 de julho de 2022