Farmacêutica diz que não há negociações comerciais para disponibilizar vacina contra a dengue primeiramente em Mossoró

A farmacêutica Takeda enviou comunicado ao PORTAL DO OESTE para informar que não há negociações comerciais com a Prefeitura de Mossoró para disponibilizar primeiramente a vacina contra a dengue desenvolvida pela companhia no município.
A companhia diz que a Secretaria de Saúde de Mossoró se colocou à disposição para ser a primeira cidade a receber o imunizante e observa que a vacina candidata não está disponível no mercado e, portanto, não há ainda planos para sua distribuição no Brasil.
Em 22 de julho último, a Prefeitura de Mossoró informou que a Takeda propôs que Mossoró fosse a primeira cidade do Brasil a iniciar a vacinação contra a dengue.
Confira o comunicado da Takeda na íntegra:
Comunicado à imprensa
Em relação às matérias divulgadas na imprensa local de Mossoró (RN) sobre a disponibilização da vacina candidata contra a dengue da farmacêutica Takeda, a companhia esclarece que:
· A Secretaria de Saúde de Mossoró (RN) se colocou à disposição para ser a primeira cidade a receber o imunizante, mas não há negociações comerciais entre a Takeda e o Secretaria para disponibilizar primeiramente a vacina contra a dengue desenvolvida pela companhia no município, pois conforme afirmado na matéria o imunizante foi submetido à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e ainda está sendo avaliado pela agência reguladora. Dessa forma, a vacina candidata da Takeda não está disponível no mercado e, portanto, não há ainda planos para sua distribuição no Brasil.
· Neste momento, enquanto a Takeda aguarda a aprovação da agência regulatória, não existe nenhuma atividade comercial em andamento. Todas as ações da empresa relativas à dengue são focadas apenas em promover a conscientização sobre a doença, seu entendimento e impacto de saúde pública.
· Quanto à informação sobre o imunizante contra a dengue já disponibilizado no Brasil e mencionado pela imprensa, não se pode fazer comparações diretas, uma vez que não há estudo comparativo com a vacina candidata da Takeda.
· Enquanto a candidata à vacina tetravalente da Takeda não for aprovada pela agência regulatória competente, não é possível fazer afirmações como as que foram divulgadas pela imprensa.
· Pautada pelo propósito de servir às necessidades dos nossos pacientes, onde quer que estejam, a Takeda Brasil mantém diálogo constante com representantes e entidades do Governo, visando encontrar soluções que tenham um impacto contínuo e significativo para nossos pacientes.
· A Takeda é uma companhia biofarmacêutica global com 241 anos de história, baseada em valores e orientada por P&D. Nos últimos 70 anos, a Takeda conta com um histórico excepcional e amplo conhecimento em desenvolvimento e fabricação de vacinas para proteger a saúde das pessoas no Japão, além de estar empenhada em prover acesso global para lidar com algumas das necessidades de saúde pública mais urgentes do mundo.
Atenciosamente,