Mossoró/RN, 29 de Setembro de 2022

Homem é preso por maus tratos contra animais em Mossoró

As polícias civil e ambiental foram acionadas ontem (10/08), após denúncia feita à um grupo de protetores dos animais em Mossoró, em que mais de dez animais estavam sendo mantidos em situação de maus tratos numa casa, no bairro Santo Antônio, em Mossoró.

A situação dos animais chegou ao conhecimento dos protetores Pablo Aires e Graça Lima, através de denúncia nas redes sociais e que, chegando à residência denunciada juntamente com os policiais, o grupo de resgate encontrou cães, cadelas e filhotes em local inadequado, desnutridos, sem alimentação e com infestação de carrapatos e doenças.

O proprietário do imóvel não estava no momento, mas um dos filhos que se identificou como responsável foi levado à delegacia onde foi preso em flagrante.

“É importante que o poder público crie as políticas para que tudo não caia na responsabilidade dos voluntários da causa animal. Há alguns meses estivemos em uma situação parecida de crime e até agora não recebemos nenhum apoio dos órgãos públicos. A sociedade tem cobrado respostas, precisamos que os crimes de maus tratos aos animais não passem impunamente”, ressalta Pablo Aires.

Vale ressaltar que manter cães e gatos em condições de maus tratos e sofrimento é crime passível de 2 a 5 anos de reclusão, além de multa. Se do abandono ao animal levar à morte, a pena pode aumentar em 1/6 a 1/3 do tempo de reclusão.

Postado em 11 de agosto de 2022