Mossoró/RN, 29 de Setembro de 2022

Mossoró vacinou apenas 13% das crianças contra a pólio

Foto: Wilson Moreno (SECOM/PMM)

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação para atualização da Caderneta da criança e do adolescente menor de 15 anos, 2022 foi prorrogada até o dia 30 de setembro. A campanha iniciada no último dia 8 de agosto terminaria na próxima sexta-feira (9).

O último levantamento da Coordenadoria de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mostra que 2.030 crianças na faixa etária de 1 a menores de 5 anos se vacinaram contra a pólio. O número representa 13% do total de 15.074 do público-alvo nesta faixa etária.

“A campanha contra a poliomielite é também de fundamental importância contra a paralisia infantil. É preocupante a situação do nosso país, que está em alerta de risco da reintrodução dessa doença. Lembro que o último caso registrado no nosso país foi em 1989 na Paraíba. Desde então não teve mais casos de pólio, mas diante das baixas coberturas vacinais nos últimos anos está com risco iminente de retorno dessa doença”, explicou o coordenador do setor, Etevaldo Lima.

A meta é vacinar no mínimo 95% do público nesta faixa etária. O município de Rorainópolis, em Roraima, notificou um caso suspeito de poliomielite no último dia 29 de agosto. “Se realmente esse caso for confirmado, nosso estado, nosso município, está vulnerável diante de uma baixa cobertura vacinal”, iniciou o coordenador.

“A gente reforça o convite aos pais e responsáveis que levem suas crianças aos postos de vacinação e protejam, previnam contra esse agravo. Temos um caso notificado em um município de Roraima. Não está confirmado, mas a gente já fica em alerta porque se vier a ser confirmado esse caso não demora muito e pode chegar ao nosso estado, no nosso município. A população tem de fazer a sua parte e buscar a proteção”, completou Etevaldo.

A vacinação contra a pólio e multivacinação ocorre nesta semana, exceto nesta quarta-feira, por conta do feriado nacional de 7 de setembro, nas Unidades Básicas de Saúde. Nesta terça-feira (6) nos pontos extras da UnP, das 7h30 17h e na FAEN/UERN, das 12h30 às 19h.

Postado em 6 de setembro de 2022