Mossoró/RN, 29 de Setembro de 2022

Longe de atingir meta, Mossoró terá dois “dias D” de vacinação contra a poliomielite

Foto: Wilson Moreno (SECOM/PMM/ARQUIVO)

A campanha de vacinação contra a poliomielite em Mossoró terá dois “dias D” em Mossoró. Na próxima sexta-feira (16), a mobilização será iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e no sábado (17) será para todo o Rio Grande do Norte.

A força-tarefa para melhorar a cobertura vacinal da campanha e da rotina com relação a pólio na sexta ocorrerá em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nos horários matutino e vespertino, e no sábado o “dia D” terá algumas unidades abertas para a vacinação. A ação do município também contará com vacinação contra a Covid-19 e Influenza.

“Diante da situação preocupante das baixas coberturas vacinais da campanha e da rotina com relação a poliomielite em todo o país, estamos em alerta para o alto risco da reintrodução do polivírus selvagem em nosso território. Vamos intensificar a busca do público-alvo da campanha, que são crianças de 1 ano a menores de 5 anos para atualizarem a situação vacinal das crianças na rotina”, explicou, Etevaldo Lima, coordenador de Imunizações do município.

Etevaldo Lima disse que até o momento a cobertura vacinal em Mossoró atinge 15% das 15.074 crianças nesta faixa etária. Foram imunizadas contra a pólio 2.376 crianças. “Temos que no mínimo vacinar 95% destas crianças. Peço o apoio de todos os envolvidos. Não vamos deixar essa doença retornar para o nosso país. Não temos tempo a perder. Com apenas duas gotinhas, essas crianças de 1 a menores de 5 anos ficam protegidas desse agravo que deixa sequelas por toda a vida”, frisou.

A campanha de vacinação contra a poliomielite e multivacinação teve início em 8 de agosto e foi prorrogada até o próximo dia 30 de setembro, sendo que em Mossoró a ação ocorrerá até o dia 29, por conta do feriado municipal.

Postado em 13 de setembro de 2022